Geral

Oficializada autorização para transplante no São José

Cumprindo o que havia prometido na terça-feira (22), o Ministério da Saúde oficializou a autorização para que o Hospital São José, em Criciúma, possa começar a realizar transplantes de rins. A confirmação saiu nesta sexta-feira (25) com a publicação da Portaria nº 78 no Diário Oficial da União.

Em viagem à Brasília no início da semana, o prefeito Clésio Salvaro, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Acélio Casagrande, presidente da Câmara de Vereadores, Miri Dagostim, e o representante do Hospital São José, Altamiro Bittencourt, intensificaram o pedido junto ao Ministério da Saúde.

“Fomos pedir agilidade na publicação e aconteceu”, comemora o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande. O pedido para tornar o HSJ apto a realizar o procedimento já tramitava na Secretaria de Estado da Saúde, ainda sob seu comando.

Com todos os processos aprovados, o hospital agora dá início aos trâmites internos para começar a oferecer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o estado, apenas Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis realizam a cirurgia. Criciúma é, agora, o único município do Sul de Santa Catarina com mais de um milhão de habitantes a oferecer o procedimento.

Para o secretário, é uma conquista que representa qualidade de vida para aqueles que precisam, além de gerar conscientização ainda maior naqueles que têm dúvida sobre a doação de órgãos. “Muitos que estão presos a uma máquina deixarão de estar, podendo viver uma vida de muito mais qualidade. É um avanço muito grande para o Estado e para o Sul. Mas não vamos parar por aí, vamos dar sequência buscando transplante de medula, de fígado, para que o Hospital São José se transforme num polo em alta complexidade”, salienta Acélio.

Na quarta-feira (30) o secretário deverá se reunir com a equipe de transplantes do hospital, coordenada pelo Dr. Joel Andrade, para análise de como será o início e o procedimento dos transplantes. “Uma conquista aguardada há muito tempo por Criciúma que sofria por ter de deslocar pacientes a outros municípios para esse procedimento. É mais um passo importante na busca constante de oferecer saúde e qualidade de vida aos nossos moradores”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.