Política

Rebaixamento da Avenida Centenário pauta requerimento

O vereador Zairo Casagrande (PSD) apresentou na Sessão desta terça-feira (12/02) requerimento ao Executivo questionando o Poder quanto a necessidade da obra de rebaixamento da Avenida Centenário em frente ao Terminal Rodoviário, no Centro da cidade.

“É nossa obrigação, como Poder Legislativo, fiscalizar a utilização de verbas e eu considero um desperdício de verba pública nesta obra”, comentou o vereador.

Para o vereador Jair Alexandre (PSC) o projeto é fantástico. “Criciúma não pode ficar para trás. Esse projeto de ”mergulho” na Centenário é algo moderno. Conheci o projeto e a mobilidade em relação ao carros, as laterais, não terá nenhum tipo de problema”, comentou o vereador.

O vereador Dailto Feuser (PSDB) afirmou que a preocupação com alagamentos é desnecessária. “Sobre os alagamentos, a secretária de Obras estudou. Um canal vai ser feito na lateral da obra, ligando direto no Canal Auxiliar”, pontuou o vereador.

Para os vereadores Salésio Lima (PSD), Tita Belloli (MDB), Aldinei Potelecki (PRB) e Camila Nascimento (PSD), a obra reduzirá ainda o número grande de acidentes que acontece no local, além de melhorar a mobilidade da cidade.

No requerimento, o vereador Zairo Casagrande (PSD) questiona ainda o custo total da obra e como o investimento se justifica de interesse público, considerado o alto custo, frente a outras opções como, por exemplo, uma passarela aérea no local previsto.

O vereador questiona o Executivo quanto à existência de algum estudo do fluxo de pedestres que deve ser atendido com a obra e se existe algum comparativo com o fluxo de outros pontos, como o Terminal Central de passageiros.

As preocupações são relacionadas ainda a prováveis inundações no local do rebaixamento e o impacto de vizinhança à obra, além de eventuais prejuízos aos investidores estabelecidos na região. O vereador também indaga o Município sobre a data da realização de uma audiência pública para discutir o investimento, que segundo ele, foi marcada para data e horário coincidentes com o da Sessão Legislativa. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Ficou decidido, em discussão, encaminhar um novo requerimento em nome de diversos vereadores, solicitando a vinda da Secretária de Obras ao Legislativo para que apresente mais detalhadamente o projeto aos vereadores.