Política

Celso Maldaner é eleito novo presidente estadual do MDB

O deputado federal Celso Maldaner é o novo presidente do MDB catarinense, eleito para um mandato de dois anos. Em disputa acirrada de votos dos integrantes do novo diretório, que escolheram o novo comando da sigla, Maldaner superou o senador Dário Berger por 39 votos a 31. Na contagem, ele saiu à frente, Dário chegou a virar e Celso retomou a vantagem a partir do 41º voto. Dos 71 eleitores do diretório, um votou em branco. A nova executiva será anunciada durante a semana. Celso e Dário tem reunião marcada para terça-feira em Brasília, “mas está tudo praticamente definido”, adiantou o novo presidente do MDB. Ele também anunciou um encontro dos prefeitos da sigla, dia 6 de julho, em Curitibanos, que considera a arrancada para as eleições municipais de 2020.

 A convenção iniciou com a votação para o novo diretório, relação de suplentes, delegados nacionais, membros da comissão de ética e disciplina. A chapa única foi aprovada com os votos de 265 delegados entre 438 votantes. Houve um voto nulo e dois delegados não referendaram a chapa única.

Durante a votação aconteciam as manifestações de lideranças no lotado auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Os dois dias de intensas chuvas e a chapa única deram um clima mais ameno à convenção. O ex-governador Paulo Afonso empolgou com sua oratória e finalizou alertando para a “enorme responsabilidade” do novo presidente. Outro ex-governador, Casildo Madaner, disse que o foco deve estar, a partir de agora, na convenção nacional programada para setembro, “quando temos que expulsar os vendilhões do templo”, pregando renovação no comando da sigla. Já Eduardo Moreira destacou a força da representação catarinense no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, e o fato de Santa Catarina ter 10% dos prefeitos do partido no Brasil e 12% dos vereadores, tendo apenas três por cento do eleitorado nacional. O ex-deputado federal Mauro Mariani também fez manifestação agradecendo o apoio na eleição ao governo e no período em que dirigiu a executiva estadual. O senador Jorginho Mello (PL) prestigiou a convenção e agradeceu o apoio do MDB para sua eleição.

 Celso Maldaner prometeu fazer uma gestão transparente: “Vou trabalhar prezando a integridade do MDB,  gastando a sola de sapato e conversando com os companheiros olho no olho”. Também adiantou que pretende recriar a associação dos prefeitos do partido. Dário valorizou a necessidade de reconstrução da história da sigla. Após a votação encerrada para a executiva, ele retomou o discurso de unidade: “Houve uma disputa leal e o Celso terá todo meu apoio. Vamos à luta”.