Geral

Um encontro entre religiosos no Sul de Santa Catarina

Celebrar a unidade na Igreja em Santa Catarina: com este propósito, teve início da manhã desta terça-feira, 02 de julho, um encontro entre os bispos e coordenadores diocesanos de pastoral das dez Dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que vai até o próximo dia 5 de julho, acontece na cidade de Nova Veneza (SC), na Diocese de Criciúma.

Como em anos anteriores, parte da programação do encontro será dividida entre reuniões privativas entre o episcopado e, separadamente, os coordenadores diocesanos de pastoral, responsáveis pela animação da ação evangelizadora nas Dioceses, estarão refletindo e articulando atividades pastorais em nível Regional, dentre elas, a Assembleia Regional de Pastoral que acontece no último final de semana do mês de agosto deste ano.

A partir de quinta-feira (04), o encontro é unificado e, juntos, bispos e coordenadores de pastoral, continuam a pensar a caminhada de evangelização da Igreja Católica no estado de Santa Catarina. Também entra na pauta de estudos as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), aprovada na última Assembleia Geral da CNBB, no último mês de maio, e a continuidade da construção das Diretrizes do Regional Sul 4 da CNBB.

Os participantes do encontro também terão a oportunidade de conhecer os espaços de turismo e devoção religiosa da Diocese de Criciúma, como os santuários diocesanos de Nossa Senhora do Caravaggio e do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus.

Fundação Dom Jaime – Durante o encontro dos bispos e coordenadores de pastoral, também acontecerá a reunião ordinária da Fundação Dom Jaime de Barros Câmara. A Fundação, quem tem os bispos catarinenses como representantes legais, é responsável pela manutenção do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) e da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). A reunião está prevista para acontecer no final da tarde de amanhã, 03 de julho.