Geral

Terminal é palco de conscientização sobre violência contra a mulher

Horário de pico no Terminal Central de Criciúma, por onde circulam passageiros de todas as faixas etárias. Local perfeito para disseminar informação preventiva de combate, coibição e enfrentamento às violências contra mulheres. Policiais civis realizaram panfletagem do Programa “PC por Elas” no local, como ação de aproximação com a população, dentro da programação da Semana Comemorativa dos 207 anos da instituição.

Panfletos educativos foram entregues na plataforma do terminal, para evidenciar a atuação da Polícia Civil na prevenção, de modo a coibir a repetição do ciclo da violência. A ação foi encabeçada pela equipe da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e ao Idoso. A delegada Juliana de Freitas Zappelini, titular da unidade especializada, destacou a abrangência da estratégia. “Passageiros de todos os tipos circulam por aqui, o que dá uma disseminação imensa ao projeto, nem que seja para chamar a atenção sobre o assunto”.

De acordo com dados oficiais, somente em 2017, 191 mil queixas de violência doméstica contra mulheres foram registradas no País. Dado que colocou Santa Catarina como o segundo Estado com mais casos de estupro. A psicóloga policial, Lilian Motta Gomes, explicou que uma ação de prevenção deste modelo provoca efeito persuasivo nas pessoas, vítimas ou alguém que saiba de uma vítima de violência. Isto, porque, “a pessoa precisa ter uma segurança para se encorajar a buscar ajuda, pois ela não pode ser submetida a uma situação de risco ao procurar apoio para o seu problema”.