Economia

AgroPonte 2019: Feira é aberta com a presença de bom público

A 9ª AgroPonte – Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar abriu as portas oficialmente na tarde de quarta-feira (14), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. Logo após, foi realizada uma cerimônia oficial que reuniu autoridades do setor, gestores do poder público e lideranças.

Serão cinco dias de feira que engloba também a 7ª Feira Exposição Estadual de Animais, 4ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta e 2ª Exposição de Cavalos Crioulos. Com mais de 250 expositores, e diversas atividades; como palestras, seminários e workshops; julgamento de bovinos, integração e proximidade com o produtor e todo universo do campo. Tudo isso em uma estrutura com 22 mil metros quadrados. O acesso a feira é no valor de R$ 5.

De acordo com o diretor da NossaCasa Feira & Eventos e organizador da AgroPonte, Willi Backes, a feira conta com 40 associações e cooperativas da agricultura familiar com produção de alimentos oriundos da agricultura e pecuária. Mais de 120 empresas, concessionárias e representantes com máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para produção na agricultura e pecuária.

“Temos uma extensa programação durante os cinco dias de evento. Com seminários, julgamento de raças e morfologia, diversas informações para o crescimento e desenvolvimento das atividades relacionadas à agricultura e pecuária catarinense”, disse Backes. E ainda, agradeceu a todos que confiam em seu trabalho. “Quando muitos personagens pensam, agem e trabalham para o benefício coletivo, boas são as possibilidades para se alcançar o sucesso desejado. Agradeço ao crédito e a confiança que vocês depositam em nós”, afirmou Backes.

Para o diretor institucional da Cidasc, Marcos Roberto Pacheco, participar da feira é estreitar o laço com a população.  “É com bastante alegria que estamos aqui participando da feira. É uma honra para Cidasc fazer parte deste evento. Para nós, a AgroPonte dá espaço para mostrar o nosso trabalho, o que a Cidasc pode oferecer a todos os produtores”, ressaltou.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, destacou a importância da feira para o desenvolvimento da agricultura em Santa Catarina e como um local para troca de conhecimento, com palestras e seminários. “A feira se consolida como um evento que reúne todos os insumos necessários para o desenvolvimento da agricultura no Estado. É durante a AgroPonte que se realizam diversos seminários e palestras, onde se pode adquirir mais conhecimento e trocar informações”, disse.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, também enalteceu a AgroPonte como sendo um evento que fortalece a economia. “Parabenizo o Willi Backes por todo o seu empreendedorismo e confiança em nossa cidade. A feira alcançou dimensões inimagináveis, isso é sinal de confiança e credibilidade que se conquistou ao longo dos anos com a realização da feira. Queremos ver o desenvolvimento na nossa região”, enfatizou.

Confira a programação:

 

15/08 (Quinta-feira)

9h às 12h – Painel “Potencialidades Regionais” (Teatro Elias Angeloni)

13h30min às 15h – Painel Sérgio Schneider, professor titular da UFRGS (Teatro Elias Angeloni)

14h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)

22h – Encerramento da visitação

16/08 (Sexta-feira)

14h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)

14h05min – Seminário “Mecanismos de Apoio à Comercialização das Operações Realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento” – Conab/Plano Safra (Auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec)

14h30min – Julgamento Bovinos da Raça Britânica Angus, julgador doutor Roberto Vilhena Vieira (Área externa do pavilhão)

17h – Julgamento Bovinos da Raça Zebuína Brahman, julgador doutor Roberto Vilhena Vieira (Área externa do pavilhão)

22h – Encerramento da visitação

17/08 (Sábado)

9h às 12h – IV Seminário Gado de Corte – Biotécnicas da Reprodução no Melhoramento do Gado de Corte (Auditório Amrec)

9h30min – Palestra com o professor Dr. M.V. Alceu Mezzalira – CAV/UDESC/Lages com o tema “IATF Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Transferência de Embriões” (Auditório Amrec)

10h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)

10h30min – 2ª Exposição Oficial da Raça Crioula e Julgamento Morfológico da Raça (Área externa do pavilhão)

17h – Premiação do Julgamento Morfológico dos Equinos da Raça Crioula (Área externa do pavilhão)

22h – Encerramento da visitação

18/08 (Domingo)

10h – Abertura à visitação (Pavilhão de Exposições José Ijair Conti)

18h – Encerramento da visitação