Entretenimento

Tradição de produzir cachaça artesanal é mantida em Treviso

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo visitou o alambique do senhor Valmir Pagani, na comunidade de Santa Cruz, para conhecer a produção de cachaça artesanal, melado e açúcar mascavo, uma tradição que a família mantém há quase sete décadas, que foi herdada do pai, o  senhor Sergio Pagani.

Pagani fala com orgulho sobre a preservação deste legado, “lembro que desde criança eu ajudava a família na produção de cachaça, esse era um costume antigo dos nossos antepassados e ainda fazemos conforme aprendemos com eles”, comenta o agricultor.

Ele explica que o processo de feitura da cachaça artesanal é minucioso, manual, sem aditivos químico além do próprio fermento e, que leva em torno de quatro à cinco horas de preparo.
Toda a produção é armazenada em local fresco para ser consumida durante o ano, mas também há as bebidas que vão ser envelhecidas em barris de carvalho para apurar o sabor.

“Ficamos impressionados com a dedicação da família e ficamos felizes por conhecer melhor este alambique de quase 70 anos”, ressalta Valmir Massiroli, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O secretário ainda conta que há por volta de sete alambiques no município que produzem cachaça artesanal e outros derivados de cana-de-açúcar para o próprio consumo. Um caso que se destaca é o da empresária Lúcia Cimolin que empreendeu principalmente na produção de cachaça e hoje comercializa e expõem o produto em outros municípios.