Geral

Programação do Outubro Rosa é aberta em Criciúma

O mês dedicado a prevenção do câncer de mama e do colo do útero iniciou em Criciúma. Durante a abertura oficial da campanha do Outubro Rosa, foram apresentados, aos médicos e enfermeiros da Secretário Municipal de Saúde, o calendário de ginecologia, obstetrícia e pré-natal. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Santa Augusta.

Em Criciúma, mamografia e ultrassom são de fácil acesso e sem fila de espera. No entanto, o número de atendimentos foi diagnosticado como menor comparado ao ano anterior. De janeiro a julho de 2018, 5.363 mamografias e 8.475 exames citopatológicos foram realizados. Em contrapartida, de janeiro a julho de 2019, foram 5.086 mamografias e 8.474 exames citopatológicos. “Neste ano, nós vamos tentar fortalecer a comunicação entre as mulheres na questão de informação e orientação para que elas cheguem nas unidades de saúde para fazer o preventivo e a solicitação da mamografia”, explica a coordenadora da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Nunes Ferreira.

O câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina, atrás apenas do câncer de pele. Porém, o câncer de mama é a principal causa de morte de mulheres pela doença. “Criciúma, talvez seja uma das cidades do Brasil, que temos as mamografias sem filas, e na mesma forma com preventivos, que tem uma resposta rápida. Isso se amplia para o pré-natal. Eu quero agradecer aos funcionários pelo que fazem nas suas unidades e nos seus locais e também aqueles que colaboram com a ação”, agradece o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Confira a programação do Outubro Rosa em Criciúma:


Gincana: durante o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma estarão participando da gincana em prol da prevenção contra o câncer. Nela, estarão sendo arrecadados recipientes de vidro para o banco de leite humano do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), além de toucas, lenços, perucas e mexas de cabelo. Também serão contabilizadas palestras e preventivos realizados, concorrendo a um jantar com a equipe.

Dia “D”: no sábado (5), as UBS de Criciúma estarão abertas das 13h às 17h.

Oficina de confecção de turbantes e toucas com tecidos usados: no dia 17 de outubro, das 9h às 11h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, será realizada uma oficina com os agentes comunitários de saúde. Durante o evento, ocorrerá a confecção de toucas e turbantes a partir de roupas usadas.

Horário estendido à mulher trabalhadora: no dia 24 de outubro, as unidades estenderão seus horários de funcionamento até às 21h, para aquelas que não puderam ir no Dia “D”.

Encontro regional: no dia 25 de outubro, das 13h às 17h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), será realizado um encontro regional. O evento conta com a participação de um representante por unidade de saúde. Haverá uma palestra com um mastologista.

Entrega dos itens da gincana: no dia 31 de outubro, terá a entrega dos itens arrecadados na gincana para a Unidade de Assistência de Alta Complexibilidade (Unacon) e HMISC.

Revelação da unidade vencedora da gincana: no dia 6 de novembro, haverá a revelação da unidade vencedora da gincana.