Geral

Parque Centenário segue em ritmo acelerado em Criciúma

Janeiro de 2020 será um mês especial para Criciúma. O maior município do Sul de Santa Catarina completa 140 anos no dia 6. Para comemorar a data, a Administração Municipal contemplará os criciumenses com a inauguração dos serviços de revitalização de um dos espaços públicos mais importantes da cidade: o Parque Centenário. Faltando um mês para a entrega da área de lazer implantada no início da década de 80, as obras do Governo de Criciúma seguem a todo vapor.

Com recursos destinados pelo Governo Federal, via Ministério do Esporte, e pela Prefeitura de Criciúma, o investimento total para revitalizar o local é de R$ 5,4 milhões. “Criciúma está se transformando na cidade dos parques. Hoje, os criciumenses já utilizam o Parque das Nações e o Parque dos Imigrantes, que inauguramos em 2019. O novo Parque Centenário será um local destinado à prática esportiva, onde as famílias poderão se reunir para momentos de lazer”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. A inauguração do parque será marcada pelo show nacional gratuito da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

O novo Parque Centenário será denominado Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi. A proposta do Governo, que visa a troca da nomenclatura do parque, tramita na Câmara de Vereadores de Criciúma e deve ser votada pelos parlamentares nas próximas semanas. “A nova marca e o novo nome do parque foram discutidos e aprovados pela família Guidi, que merece essa homenagem. O Altair foi um prefeito realizador, que fez obras importantes como o Paço Municipal Marcos Rovaris”, destaca Salvaro.

As obras de revitalização do local, que conta com uma área de 170 mil m², consistem em quatro etapas. “A primeira etapa abrange a construção de quadras poliesportivas, quadras de areia, uma ciclovia e inclui a ampliação da pista de caminhada e dos estacionamentos. A segunda etapa engloba a recuperação de calçadas e o cercamento do parque. Já a terceira etapa compreende a revitalização do Monumento às Etnias e a troca do sistema de iluminação pública por lâmpadas de led. Na quarta e última etapa, haverá obras de paisagismo e a implantação do mobiliário urbano no local”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Uma pista de skate e um palco de estrutura em concreto armado devem ser disponibilizados aos munícipes após a data de entrega da estrutura localizada no bairro Santa Bárbara. “O processo licitatório para a construção do skatepark está em andamento e a obra custará aproximadamente R$ 1,5 milhão. O projeto da pista é moderno e colocará Criciúma no circuito nacional da modalidade esportiva”, comenta a secretária.

Homenagens a Altair Guidi

Implantado no antigo aeroporto Leoberto Leal, que começou a ser desativado durante a gestão do ex-prefeito Algemiro Manique Barreto, que governou Criciúma de 1973 a 1977, o Parque Centenário foi inaugurado pelo ex-prefeito Altair Guidi. O complexo urbanístico foi projetado pelo arquiteto Manoel Coelho e possui estruturas públicas importantes: Paço Municipal Marcos Rovaris, Monumento às Etnias, Teatro Municipal Elias Angeloni, Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. Guidi, além de dar nome à nova área de lazer, contará com um busto no local.