Entretenimento

Parque Municipal Prefeito Altair Guidi é reaberto ao público

Um dia depois de receber milhares de pessoas durante a inauguração, o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, foi reaberto ao público na manhã desta segunda-feira (7). Durante todo o dia, mesmo com a chuva da tarde, muitas pessoas já utilizaram o espaço para fazer exercícios físicos ou conhecer o mais novo parque de Criciúma.

O que mais chamou atenção de quem passava pelo local, é que mesmo com tantos visitantes na noite anterior, toda a estrutura estava intacta. Nenhum equipamento sofreu qualquer depredação e o paisagismo também ficou exatamente como estava antes da inauguração.

“Não nos surpreendeu a educação do criciumense. Muito pelo contrário, sabemos que esse parque, assim como os outros dois que já inauguramos, foi adotado pela população, que vai usufruir e ao mesmo tempo cuidar do que é de todos nós”, destacou o prefeito Clésio Salvaro.

Parque Municipal Prefeito Altair Guidi

A área de lazer revitalizada pela Administração Municipal foi inaugurada durante as comemorações alusivas aos 140 anos do município e denominada Parque Municipal Prefeito Altair Guidi em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi. O complexo urbanístico foi implantado no início da década de 80 sobre o antigo aeroporto Leoberto Leal, que começou a ser desativado na gestão do ex-prefeito Algemiro Manique Barreto, que governou Criciúma de 1973 a 1977.

Projetado pelo arquiteto Manoel Coelho, o parque era denominado Parque Centenário e possui estruturas públicas importantes: Paço Municipal Marcos Rovaris, Monumento às Etnias, Memorial Dino Gorini, Centro Cultural Santos Guglielmi, Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. Os recursos para revitalizar a estrutura de 170 mil m² de área foram destinados pelo Governo Federal, via Ministério do Esporte, e pela Prefeitura de Criciúma.