Política

Daniel Freitas cumpre agenda com Jair Bolsonaro na Flórida

O deputado federal Daniel Freitas integra a comitiva do Presidente Jair Bolsonaro, que partiu na manhã deste sábado (07), em missão na Flórida (EUA). Apenas dois parlamentares catarinenses fazem parte da comitiva, Freitas e o Senador Jorginho Mello, ambos vem mostrando grande alinhamento e aproximação em Santa Carina e nas pautas defendidas no Congresso Nacional.

Neste domingo (08), Daniel Freitas participou da visita da comitiva ao U.S. Southern Command, que é o órgão que supervisiona as Forças Armadas nos Estados Unidos, e é responsável por providenciar contingência, operações e cooperação de segurança para as Américas Central e do Sul. Jair Bolsonaro foi o primeiro mandatário brasileiro a visitar a unidade militar.

Durante a agenda, considerada o ponto alto do roteiro, o Governo Brasileiro assinou um acordo de desenvolvimento de projetos com os Estados Unidos, que pode dar acesso ao Brasil a um fundo de desenvolvimento de tecnologia para a defesa que chega a 100 bilhões de dólares. O Acordo Bilateral em Projetos de Desenvolvimento de Pesquisa, Teste e Avaliação ampliará as oportunidades para os dois países colaborarem e compartilharem informações sobre novas capacidades de defesa.

Segundo o deputado Daniel Freitas, a assinatura do acordo reafirma a aliança estratégica entre o Brasil e os Estados Unidos. “Estou muito feliz em representar o nosso Estado neste importante roteiro. O pacto firmado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump vai ajudar o Brasil a capacitar sua indústria e abrir o mercado norte-americano (maior do mundo) para a indústria nacional”, explica o parlamentar.

O acordo abre, ainda, caminho para uma possível cooperação futura em pesquisa aplicada, desenvolvimento de tecnologias emergentes, análises, estudos operacionais, demonstrações e testes e avaliação de protótipos.

“A possibilidade de parceria em projetos bilaterais entre o nosso país e os Estados Unidos são o caminho para o aumento da prosperidade econômica, o fortalecimento da democracia e para a promoção da paz e da segurança”, avalia Daniel.

A reunião sobre as tratativas de trazer a Tesla para o Brasil, não acontecerá durante a agenda porquê Elon Musk estará fora do país, porém, o empresário entrou em contato através de sua assessoria e confirmou que virá ao Brasil para falar sobre o tema. Daniel Freitas é o principal articulador da pauta e acredita que a agenda deva acontecer em breve, mas ainda não tem data confirmada.

A comitiva presidencial segue por mais dois dias e prevê a participação no Seminário Empresarial Brasil-Estados Unidos na Flórida, abertura da Conferência Internacional Brasil Estados Unidos e visita à fábrica da Embraer, em Jacksonville. Jorge Seif Júnior, Secretário da Pesca, completa o time de catarinenses no grupo.