Geral

Siderópolis: apresentado projeto de sinalização e mobilidade

O Governo Municipal de Siderópolis apresentou para população o “Projeto de mobilidade urbana e sinalização”, na nesta segunda-feira, 09. O encontro foi orientado pelo arquiteto Guilherme Manenti que destacou as principais mudanças que serão feitas.

O prefeito, Hélio Cesa, o Alemão, disse que as mudanças que estão sendo realizadas no trânsito são para melhorar o fluxo de veículos e proporcionar mais seguranças aos pedestres teve uma justificativa. “Nada foi um mero desejo, mas sim com argumentos que os números mostraram. Fizemos uma mudança histórica que visa atender a toda população”, pontuou.

O vice-prefeito, Xande Feltrin, destacou que a mudança foi um teste e que com ponderações poderão ser repensadas. “Foram feitas pesquisas e estudos técnicos baseadas em hábitos locais. Não é uma mudança finalizada ainda”, disse.

Foi realizada a pesquisa inicial em horários estratégicos nas entradas e saídas da cidade, com contagem de veículos e bicicletas. “Sabemos que as ruas são estreitas e que a Rua Treviso é a principal entrada da cidade, por isso bolamos mudanças pensando na hierarquia do trânsito e nos pedestres. Tivemos que fazer algumas escolhas referentes aos estacionamentos, e dar prioridade para alguns locais”, destacou o arquiteto.

As sugestões feitas pela população foram anotadas e serão avaliadas. Será marcada uma nova reunião.

PROBLEMAS ENCONTRADOS
• Problemas de calçamento e acessibilidades na área central.
• Falta de sinalização turística e indicativa, tanto na área central como perímetro total da cidade.
• Ausência de espaços exclusivos para bicicletas.
• Maior segurança aos pedestres.
• Melhor dinamismo aos veículos, principalmente em horários de movimento.

PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES
Ruas Treviso e Jorge Lacerda: retirou-se uma faixa de estacionamento e tornaram-se mão única.
Ruas Calixto de Matia e José Feltrin: retirou-se o estacionamento de um dos lados da via, além de torna-las mão única, o que facilita o acesso à Escola José do Patrocínio.
Rua Siderúrgica: fez-se modificações no estacionamento da via.
Criação de 4 rótulas: Sendo elas na Avenida Municipal e na Rua Siderúrgica
Criação de Ciclofaixas: Rua Treviso, Rua Jorge Lacerda e entorno da Praça Matriz.

NOVAS MUDANÇAS
As novas mudanças apresentadas visam criar rótulas e ciclofaixas e colocar placas indicativas e turísticas.
Serão criadas quatro rótulas para favorecer acima de tudo o pedestre. Serão colocadas 99 placas indicativas e 120 turísticas. Para as turísticas são 6 modelos:
12 bandeira com braço curto

6 bandeira com braço longo
1 Pórtico metálico
45 Placas de solo
22 Placas pictograma
13 Placas limite municipal.“Para que as pessoas venham até a cidade elas precisam ser orientadas, por isso vamos distribuir placas de sinalização vertical em locais estratégicos. No primeiro momento não haverá indicação de pontos privados nas placas por conta da mudança que os estabelecimentos fazem”, completou Guilherme.