Geral

Projeto Reviver Rio Mãe Luzia fará ações educativas

O Projeto Reviver Rio Mãe Luzia, que faz parte do Projeto DATA da Fundação de Meio Ambiente de Treviso, vai ser realizado em parceira com o Instituto Alouatta, a partir deste mês de maio, com recursos proveniente do Ministério Público Federal decorrente de um processo judicial. O objetivo é desenvolver o estudo técnico sócio-ambiental do município.

A proposta ainda inclui práticas voltadas à educação ambiental, que serão realizadas em nove etapas, entre elas uma expedição à nascente do Rio Mãe Luzia que vai gerar um vídeo institucional com registros raros sobre o local onde nasce o rio.

A coordenadora do projeto, Rosilene Koch, explica que a intenção é promover um maior envolvimento com a comunidade trazendo uma nova visão sobre o Rio Mãe Luzia. “A geração de conhecimento sobre os aspectos hídricos do município vai possibilitar a adoção de políticas públicas que visem melhorar a relação das comunidades com o meio ambiente”, frisou.

Ela ainda conta que a parte educativa prevê a elaboração de um guia denominado Aves do Meu Rio que vai proporcionar um conhecimento sobre a avifauna de Treviso.

Para o engenheiro ambiental da Funtrev, Vinícius Pasquali, toda a infraestrutura da fundação aliada à educação ambiental deve nortear uma nova fase sobre as questões ambientais no município.

Saída de campo do projeto Reviver Rio Mãe Luzia registra 31 espécies de aves

Na última quinta-feira (07), teve início o trabalho de campo do projeto Reviver Rio Mãe Luzia, etapa na qual foram registradas 31 espécies de aves avistadas às margens do rio Mãe Luzia, na comunidades de Guanabara.

O observador e fotógrafo Sérgio Moreira e o coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, percorreram cerca de 4 km no entorno do rio para catalogar os pássaros.

Moreira ficou impressionado pois a época, segundo ele, não é boa para a observação de aves mas o resultado da primeira saída de campo foi excelente. “Nos primeiros quilômetros que percorremos foram avistadas poucas aves, devido a época e à estiagem que estamos enfrentando, mas quando chegamos nas margens do rio, havia uma quantidade muito grande e, em 15 minutos fotografei quase 25 espécies diferentes”, contou.

Os registros feitos vão fazer parte de um material denominado Aves do Meu Rio que será desenvolvido durante o projeto. O Reviver Rio Mãe Luzia é uma parceria entre a Funtrev e o Instituto Alouatta, realizado com fundos provenientes do Ministério Público Federal.