Geral

Unesc preparada para o retorno com medidas protetivas

As medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no campus da Unesc ganham reforço a cada dia. Além das inúmeras ações de conscientização e apoio voltadas para as comunidades interna e externa, a Universidade trabalha na preparação minuciosa do momento de retorno das atividades no campus. Mesmo sem data prevista para tal, a depender do avanço da pandemia nos próximos dias e das decisões governamentais, a Instituição tem se antecipado e, por meio de um Comitê de Biossegurança, estuda e planeja com antecedência os protocolos a serem seguidos para as mais diversas situações possíveis no cenário de retorno gradual. O investimento em tais medidas e equipamentos ultrapassa R$ 1 milhão.

Responsável por elencar necessidades, planejar o enfrentamento e executar as ações, um Comitê de Biossegurança foi instalado na Unesc e conta com representantes de setores das mais diversas expertises, que vão desde a apresentação dos dados e soluções científicas para cada situação, até a preparação de interlocutores que farão a capacitação de alunos, professores e colaboradores a partir dos protocolos criados e até os responsáveis pela sinalização dos ambientes e adequações físicas dos espaços.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma que a Universidade está muito comprometida com a segurança e a proteção aos seus estudantes, funcionários e professores.” Organizamos um trabalho minucioso e amplo, que tem, inclusive, servido de referência para outras instituições. Nosso protocolo foi apresentado ao Secretário de Estado da Educação. Nos envolvemos pessoalmente neste direcionamento, justamente porque o cuidado com a vida é um valor prioritário. Não retornaremos enquanto as condições não forem seguras, mas ao retornar teremos todo o campus mapeado, de acordo com os níveis de risco a que cada serviço, curso ou setor. Distribuiremos os kits de biossegurança em qualidade e quantidade necessárias e mobilizaremos nossas melhores equipes para proporcionar informações sobre todas as orientações. Estamos seguros de que nossa campus será referência em biossegurança e proteção contra o coronavírus”, enaltece.

Conforme a coordenadora dos laboratórios da Unesc e integrante do Comitê, Claudia Peluso Martins, os dias de trabalho em conjunto têm sido dedicados a análises, estudos e preparações. “Estamos vislumbrando cada um dos possíveis cenários e encontrando as melhores medidas de segurança para estes. Podemos garantir que a Universidade está organizando toda a sua estrutura, adaptando processos e investindo nos materiais necessários com foco em um único objetivo: a segurança de todos e a valorização de vidas de forma individual e coletiva, princípios da biossegurança”, destaca.

Ao antever as situações o grupo trabalha em ritmo acelerado para que ao sinal de possibilidade de retorno tudo esteja preparado. Quando houver a possibilidade de retorno gradual das atividades no campus, de acordo com Claudia, a equipe estará com protocolos e materiais à postos. “Teremos equipes preparadas para fazer a capacitação de acadêmicos, colaboradores e docentes assim que chegarem na Instituição. Eles serão orientados sobre as ações do protocolo, pensado com base no amor próprio e ao próximo. As informações irão abranger os cuidados necessários dentro e fora da Instituição e a importância do pensamento coletivo neste momento”, completa.

Entre as ações do Comitê estará a entrega de kits com equipamentos para proteção individual, a utilização da tecnologia do Ozônio para a higienização de todos os espaços, incluindo os espaços internos dos ônibus que chegam na Universidade, a demarcação de espaços físicos para distanciamento, entre inúmeras outras.

Comunidade acadêmica da Unesc recebe equipamentos de proteção individual

Como medida de prevenção a disseminação do coronavírus, a Unesc irá distribuir 50 mil máscaras para acadêmicos, 5.600 para professores, 5.600 máscaras para funcionários; 60 mil aventais para estudantes e mais de 505.000 litros de álcool em gel para a comunidade interna.

Os alunos da 9ª, 10ª e 11ª fases do curso de Medicina que realizam estágio no Hospital São José, de Criciúma e Hospital São Donato, de Içara e Unidades Básicas de Saúde destes dois municípios, por exemplo, recebem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) específicos para o desenvolvimento de atividades na área da saúde em cada local. O curso fornece máscaras N95 e face shield, aventais e óculos de proteção

Logo no começo da pandemia, a Universidade providenciou a instalação de mil dispensers de álcool 70 pelo campus. Com o retorno de alguns colaboradores às atividades do campus, a Instituição reforçou os cuidados e a disseminação de informações. Todos os funcionários recebem máscaras de pano e álcool em gel para o uso individual e orientações de uso e de como se proteger da Covid-19. A ação envolve diretamente o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Segundo a gerente administrativa do campus, Mira Dagostim, com o retorno gradativo das aulas práticas e estágios presenciais, todos os acadêmicos que estiverem na situação de retorno presencial à Universidade, receberão EPIs conforme as atividades desenvolvidas e todos receberão, no mínimo, máscaras e álcool em gel.

“Além de receber os EPIs, os nossos estudantes irão participar de capacitação com a equipe do Sesmt. Nela, os alunos serão informados do uso correto de cada item de segurança nos espaços da Unesc, em salas de aula, laboratórios”, afirma Mira. Professores e funcionários também receberão orientações do Sesmt. “A Unesc está tomando todo o cuidado e avaliando muito bem cada detalhe e cada passo”, complementa.