Geral

Unesc promove desafio para estudantes com foco na inovação

Estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Criciúma e região têm na Unesc uma grande oportunidade de fazer a diferença em 2020. A Universidade está lançando o Inova Jovem Unesc, ação que promoverá a capacitação dos alunos e os desafiará a propor ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo. O lançamento oficial do projeto será realizado em evento virtual no dia 15 de julho, próxima quarta-feira.

O programa gratuito promovido pela Universidade por meio da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) contará com atividades individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria, jornada de inovação, tudo de forma online, além de evento para os finalistas e convidados e premiações para as três melhores equipes. Para a criação das ideias e apresentação serão formados grupos de três a cinco pessoas, formadas por estudantes e até um professor ou colaborador da escola.
Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, as instituições de ensino estão recebendo o contato e o convite da Aditt para integrarem o projeto e tem demonstrado interesse na iniciativa. “A resposta já é bastante positiva. Nosso objetivo é oferecer uma grande oportunidade para esses jovens que ainda estão no Ensino Médio e têm muito a contribuir com o ecossistema de inovação. Da mesma forma, é claro, toda a expertise e oportunidades da Unesc também tem muito a somar na vida desses estudantes”, enfatiza.
A participação em projetos de tamanha relevância, dentro da própria Universidade e com chances de garantir uma bolsa de estudos para a graduação, conforme Paulo, promete ser um grande incentivo para o engajamento dos adolescentes. “Essa será uma oportunidade de fazer a diferença em 2020. Estamos vivendo um ano atípico e as escolas também sentem o reflexo de tudo o que a pandemia trouxe de mudanças no cenário. Teremos um evento no qual a segurança será garantida, já que as atividades serão online, e no qual o aprendizado para os envolvidos pode ser imensurável. Uma importante bagagem para se encontrar e se destacar”, completa.
A equipe vencedora do Inova Jovem Criciúma será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada integrante, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar, serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque. Os demais grupos, colocados como 4º a 10º lugar, também receberão troféus.
Os interessados em participar da ação já podem conhecê-la com mais detalhes no site unesc.net/inovajovem, página na qual também é possível fazer a inscrição.