Geral

Forquilhinha entre os 100 destinos sustentáveis do mundo

Forquilhinha foi reconhecida entre os 100 destinos sustentáveis do mundo pela fundação Green Destination. Nove cidades brasileiras foram certificadas e entraram no Top 100 na edição de 2020, um ranking internacional que visa destacar as boas práticas locais e regionais. De Santa Catarina foram quatro cidades e, além de Forquilhinha, Schroeder, Rio Negrinho, Gaspar também entraram na lista.

Um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas foi elaborado pelos participantes. Foram avaliados também a natureza e o ecoturismo, turismo, comunidade e cultura, turismo, meio ambiente e clima ou qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.

O diretor de Turismo de Forquilhinha conta que o município se enquadra no quesito Meio Ambiente e Clima – Soluções para os destinos verdes, limpos e resilientes. “Nós apresentamos os cases ‘Os forquilhinhenses e as bicicletas’ e ‘Coleta Seletiva e a inclusão dos catadores no trabalho formal’, e com muita alegria conseguimos figurar entre as cidades que se destacam com exemplos inspiradores”, comenta o Geovane Westrup.

A participação de Forquilhinha no concurso contou com a colaboração do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, um programa que visa mensurar o potencial econômico do município e tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local em prol do desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre a Green Destinations

A Fundação Green Destinations com sede na Holanda foi fundada em 2016. Hoje ela atua juntamente com os seus parceiros espalhados pelo mundo, apoia mais de 200 destinos em 60 países, tendo como foco o turismo responsável, baseados nos critérios reconhecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Green Destinations oferece muito mais que uma simples certificação: mais do que qualquer outro certificador, oferece reconhecimento ao destino e visibilidade no mercado, informando os viajantes acerca do quão limpos, verdes e responsáveis os destinos são.

Através de seu programa de formação, premiação e certificação, a Green Destinations oferece suporte aos gestores dos destinos na implementação de soluções eficazes tendo como base o turismo sustentável e responsável enquanto envolve, ativamente, as comunidades locais e o setor empresarial.