Com o fim das eleições de 2020, a Unesc, que está ligada diretamente aos municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc) desde a sua criação, dá um novo passo para refletir o desenvolvimento socioeconômico do Sul do estado. A partir desta segunda-feira (23/11), a Universidade lança uma série de encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos e prefeitas dos 27 municípios da região.
A série “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição” será mediada pela reitora, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, e terá a participação de autoridades acadêmicas e o apoio do reitor da Unibave, Guilherme Valente. Os encontros serão transmitidos ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 20h, pelo canal da Unesc TV no YouTube.
De acordo com a reitora, a Unesc é, junto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera e da Unibave, uma das protagonistas do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região, que já tem 70% dos trabalhos concluídos, e, como a Universidade Comunitária da região, deve refletir o futuro junto dos novos gestores. “A Unesc é uma Universidade da comunidade e, como tal, tem o papel de oferecer essa expertise construída aqui a todos os municípios da nossa região. Assim, cresceremos todos”, aponta Luciane.
Conforme ela, vivemos um período atípico e os eleitos e eleitas têm ainda mais desafios nos anos que seguem. “Temos 52 anos de história construída e a colocaremos, associada à inovação, tanto no ensino, pesquisa e extensão, como na prestação de serviços, para ajudá-los no que for possível. E já começamos agora”, adianta.
A série trará os eleitos e eleitas conforme disponibilidade de agenda, começando por aqueles que venceram na Amrec e posteriormente os vitoriosos na Amesc. “Queremos dialogar sobre o futuro das cidades, conforme os projetos dos eleitos, sobretudo nos aspectos essenciais à vida humana, como a saúde, a economia, a educação, a geração de emprego e renda e, claro, o desenvolvimento. Todos os dias teremos convidados especiais que ajudarão nos direcionamentos aos municípios”, acrescenta a reitora.
Junto da reitora Luciane e do reitor Guilherme, auxiliando na discussão, estarão membros do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt); dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Educação e da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc.
O diálogo também poderá ser acompanhado por toda a população, que conseguirá participar de forma ativa, deixando seus questionamentos e sugestões.
O primeiro convidado, que já participará nesta segunda-feira, é o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, do MDB. Os demais participantes serão divulgados, todos os dias, por meio das redes sociais da Universidade.