Política

REFIS: Regime de Urgência é votado na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados votou na última segunda-feira, 21, o regime de urgência para tramitação do PL 2735/2020, de autoria do deputado federal Ricardo Guidi, que institui o Programa Extraordinário de Regularização Tributária, permitindo que pessoas físicas e jurídicas refinanciem tributos federais, em decorrência do estado de calamidade pública por conta da COVID-19. Se a urgência for aprovada em plenário neste início de semana, um relator já é escolhido para que o projeto seja votado o mais breve possível.

O projeto do Refis foi protocolado no início da pandemia e a intenção é que seja aprovado para que os atingidos pela crise econômica gerada por ela possam ser atendidos. “Recebi a notícia na última sexta-feira que o regime de urgência foi pautado e a expectativa é a melhor possível, o projeto é fundamental para a recuperação econômica que nosso país precisa passar, ele ajuda a manter a atividade econômica e as portas abertas das empresas, mantendo e criando novos empregos, além de possibilitar o pagamento de impostos vencidos e a geração de novos impostos decorrentes da continuidade dessas empresas”, colocou o deputado.

Em junho Guidi conseguiu as assinaturas necessárias para o requerimento. O mínimo exigido são 257 assinaturas e ele conseguiu 290. O PL prevê que as dívidas sejam parceladas em até 10 anos para as pessoas físicas e para as pessoas jurídicas o parcelamento fica baseado no faturamento das empresas. Ainda segundo ele a iniciativa veio do apelo, tanto da classe empresarial como de pessoas que passam dificuldades desde o início desta grave crise.