Segurança

Vazamento de dados expõe CPF de quase todos os brasileiros

No inicio da última terça-feira (19), os pesquisadores do laboratório de cibersegurança da PSafe o dfndr lab, identificou o vazamento de dados em massa que pode colocar cerca de 220 milhões de pessoas em estado de vulnerabilidade (possivelmente até de pessoas que já morreram).

De acordo com informações, o banco de dados vazado, reúne informações como o nome completo, data de nascimento e até mesmo o CPF de praticamente todos os brasileiros, bem como os dados de grandes autoridades do país. O banco de dados foi encontrado na Dark web.

Além de dados pessoais, o vazamento de informações incluiria informações detalhadas sobre 104 milhões de veículos, as informações são tão detalhadas que divulgada número de chassi, placa município de registro, cor, marca, modelo, ano de fabricação, cilindrada e tipo de veículos.
Também foram encontrados dados de 40 milhões de empresas brasileiras, onde estaria exposto, CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia e data da fundação. Contudo a dfndr lab não reveleu qual é a fonte dos dados, tampouco aspectos técnicos da exposição.
O diretor dfndr lab, Emilio Simoni, alertou que “o mais comum é que os dados sejam utilizados para golpes de phishing, uma vez que o cibercriminoso tenha o CPF e outros dados reais da pessoa, seria fácil se passar por um serviço legítimo e utilizar engenharia social para obter dados mais críticos da vítima, que poderiam ser utilizados para pedir empréstimos, senha de banco e contratações de serviços, por exemplo”.

De acordo com Simoni, devido ao alto preço dessas informações os dados estão sendo comercializados ilegalmente em fóruns da dark web “Os cibercriminosos disponibilizam parte das bases para comprovar a veracidade das informações obtidas e tentam de alguma forma lucrar com esses incidentes, vendendo dados mais aprofundados como e-mails, telefones, dados de poder aquisitivo e ocupação das pessoas afetadas”.