A população em situação de rua de Criciúma foi testada contra covid-19 em mais uma abordagem social liderada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. Entre as pessoas testadas, uma apresentou resultado positivo e foi imediatamente encaminhada para o Centro de Triagem. Um outro teste confirmou que a pessoa já teve a doença por apresentar anticorpos, e o restante deu resultado negativo. A abordagem social, realizada na noite dessa quarta-feira (10), contou também com a presença de colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, além da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Polícia Militar, Divisão de Fiscalização Urbana (DFU) e Defesa Civil.
“Com o agravamento da pandemia, ficamos preocupados com estas pessoas que vivem em situação de rua, por isso pedimos auxílio da Secretaria de Saúde e fizemos uma nova abordagem social”, explicou o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, acrescentando que “é importante que a população não dê esmola e indique os equipamentos do município que fornecem atendimento completo e gratuito, como a Casa de Passagem e o Centro Pop”.
Durante a abordagem, duas equipes trabalharam em conjunto nos arredores do bairro Pinheirinho e também em pontos da região central, como próximo ao terminal e Praça Nereu Ramos. O trabalho é feito com a participação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Durante as conversas são feitos encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestada assistência com eventuais conduções para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas. Além disso, a DFU também participa da ação fiscalizando as vendas irregulares, com trabalho orientativo.