Geral

Morro da Fumaça vacina idosos em sistema drive-thru

De carro, de moto, de bicicleta ou a pé. Levados pelos filhos, pelos netos ou até mesmo sozinhos, 86 fumacenses de 78 e 79 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em sistema drive-thru.

A ação, que contou com as equipes da Secretaria do Sistema de Saúde, ocorreu na manhã deste sábado, dia 13, na Rua Paulino Bif, em frente ao Ginásio de Esportes Jorge Silva. “A iniciativa é mais um exemplo da preocupação com a segurança ao aplicar a vacina nos idosos”, enfatiza o prefeito Noi Coral que levou o seu pai, Santos Coral, para ser vacinado. “Fiquei feliz em ver o meu pai tomando a vacina, mas ao mesmo tempo triste por tantos filhos e netos que não tiveram a mesma oportunidade e, infelizmente, perderam entes queridos para esta doença. Mas precisamos seguir confiantes que vamos vencer esta pandemia e uma das esperanças é a vacina”, conclui o prefeito.

Até o momento, Morro da Fumaça aplicou cerca de 800 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AsatraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde. “As vacinas vêm sendo aplicadas no momento que chegam ao município, respeitando o plano de vacinação. Precisamos proteger primeiro aqueles mais vulneráveis, como os idosos e os profissionais da saúde, estes que estão diariamente enfrentando a pandemia. Conforme as doses forem chegando, os outros grupos serão vacinados”, aponta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

As pessoas acima de 80 anos, por sua vez, recebem as vacinadoras em casa. “Esta ação e o sistema de drive-thru dão segurança aos idosos, pois assim não precisam ir até as unidades de saúde. Ficamos felizes ao presenciar que muitos foram até o local para receber esta primeira dose e fizemos, novamente, um agradecimento especial aos profissionais da saúde que têm se dedicado ao enfrentamento da pandemia”, salienta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.