Política

Hospitais Filantrópicos do Sul clamam por ajuda em Brasília

Uma comitiva catarinense, representando os hospitais públicos do Estado, esteve em agenda na capital federal. Por causa da pandemia da covid-19, as instituições estão sofrendo com o rombo nas finanças ocasionado pelos milhares de atendimentos gerados pelo vírus.

Em virtude desta situação, é que representantes da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), e da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), juntamente com outras federações de diversos estados brasileiros, solicitaram uma audiência com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para pedir socorro.

Ao final de reunião, uma boa notícia. O presidente Bolsonaro, confirmou que repassará as instituições, R$ 2 bi, o que deve aliviar as finanças das entidades. “O presidente nos garantiu, que através de uma medida provisória, vai liberar dois bilhões de reais as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de todo o país, e, Santa Catarina, lógico, será contemplada. Isso nos deixa felizes”, comemorou Neuza Lúcio Luiz, representante da AHESC.

A convite de membros do hospital São José de Criciúma, os vereadores Obadias Benones (Avante) e Júlio Kaminski (PSL), participaram do evento e se demonstraram satisfeitos com a sinalização do chefe do Executivo Nacional. “A pandemia devastou as finanças dos hospitais públicos de todo o país. Em Santa Catarina a situação não é diferente. A garantia da liberação deste volumoso recurso por parte do presidente Jair Bolsonaro, de fato nos traz um alívio”, disse Benones.

Os parlamentares criciumenses, programaram uma série de encontros com deputados do Estado para tratar do assunto. “Agora queremos que os deputados entendam o clamor da saúde pública, e que através de emendas, ajudem nossas instituições”, finalizou Kaminski.