Geral

Programa Consultório na Rua há nove anos em Criciúma

Criciúma é considerada pioneira no Estado de Santa Catarina no Programa de Atenção Básica Consultório na Rua, que atua por meio da Secretaria de Saúde do município desde 2012, prestando auxílio médico e psicológico às pessoas em vulnerabilidade social que estão ou são no município. O programa funciona de segunda a sexta-feira com uma equipe constituída por profissionais da área da saúde e da assistência social.

O projeto foi inscrito e aprovado pelo Ministério da Saúde em 2010. “Na época nós tínhamos uma demanda alta de moradores em situação de rua que não conseguiam ter acesso aos serviços fixos como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), por exemplo”, conta Grasiela Deboita Gregorio, coordenadora do Caps AD, e uma das responsáveis por inscrever o projeto. “Depois da aprovação do programa, demoramos quase dois anos para dar início ao projeto por conta de processos burocráticos”, completou.

A equipe de atendimento é constituída por seis profissionais: enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, psicólogo e dois agentes sociais redutores de danos. Segundo o enfermeiro Diogo Romancini Ghedin, a equipe tem uma estrutura multidisciplinar e oferece atendimento humanizado. “Nós procuramos resolver ou amenizar os problemas do morador em situação de rua ou até mesmo tentar reduzir os danos que o ambiente da rua pode causar a eles”, afirma Diogo. Para a psicóloga Jéssica Gomes May, além do frio, fome e exposição aos riscos nas ruas, as pessoas também sofrem emocionalmente. “Busco ter este olhar sobre as questões que envolvem o indivíduo, não apenas seu sofrimento e necessidades do momento, mas também auxiliá-lo no resgate da autoestima, objetivos de vida e perspectivas para o futuro”, destaca a psicóloga.

O serviço de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e atende em territórios vulneráveis, praças, parques e prédios abandonados. Na ocasião, são feitos encaminhamentos médicos para as Unidades de Saúde Básica (UBSs) e para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Também são realizados curativos e entregas de barras de cereal e achocolatados para diminuir o efeito de substâncias. Além disso, os moradores podem ser encaminhados ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e a Casa de Passagem.

Consultório na Rua e Abordagem Social

O programa Consultório na Rua e a Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizam abordagens sociais e atendimentos médicos periodicamente na cidade. No ato, os moradores em situação de rua são instruídos sobre os equipamentos de auxílio social do município e são avaliados pela equipe médica.