Segurança

Operação Hefesto: laudo confirma que carne era de cavalo

Um Laudo de Perícia Criminal Federal elaborado no dia 2 de dezembro do último ano e divulgado nesta quarta-feira, 5, confirma que a carne apreendida na Operação Hefesto era de cavalo. O laudo foi elaborado para atender à solicitação do delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.

A partir das amostras foram obtidas sequências de boa qualidade que taram 100% de similaridade com sequências de Equus ferus caballus, membro da família Equidae popularmente conhecido como “cavalo-doméstico”. Porções dos materiais que não foram utilizadas durante os exames foram descartadas, de acordo com instruções do solicitante.

A partir de maio de 2021 as investigações foram intensificadas, sendo que em 16 de abril foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e uma de prisão, sendo que, então, a operação desdobrou-se em mais inquéritos, sendo um (nº 29/2021) referente à prisão em flagrante pelos crimes de venda de produto impróprio para o consumo, crime ambiental e organização criminosa, com 9 investigados denunciados, instaurado em 16 de setembro de 2021, cujos 2 investigados foram presos no dia 16 e outros sete na segunda fase da Operação Hefesto, sendo os 9 indiciados neste procedimento.