Geral

Covid: 20% das crianças de 5 a 11 anos se vacinaram até agora

A vacinação infantil contra a covid-19 alcançou cerca de 20% do público-alvo das crianças de 5 a 11 anos imunizadas com a primeira dose. A informação foi divulgada neste sábado (12) pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

No início desta semana, a porcentagem de crianças imunizadas estava por volta dos 15%, na média, em todo território nacional. Queiroga participou, neste sábado, de um evento para vacinação infantil em Maceió, capital de Alagoas. Na cerimônia, o ministro recomendou aos pais que levem as crianças para se imunizar.

O chefe da pasta da Saúde citou ainda a necessidade de se avançar na vacinação da 3ª dose ou dose de reforço para o público geral. Sobre a 4ª dose, o ministro Queiroga destacou que ainda não há comprovação científica de que ela será necessária.

O Ministério da Saúde publicou, nessa sexta-feira, uma nota em que não recomenda a quarta dose da vacina contra a covid-19 para o público geral. Na nota, a Câmara técnica de vacinação do ministério afirmou que são necessários dados mais robustos sobre a efetividade da 4ª dose.

Atualmente, a pasta recomenda a 4ª dose apenas para os imunossuprimidos com 12 anos ou mais, enquanto alguns estados dizem que estudam ampliar a 4ª dose para outros públicos. Em São Paulo, o governo informou que vai aplicar a 4ª dose em idosos a partir de abril.