Geral

Plataforma criada por psicóloga criciumense promove saúde mental no trabalho e nas cidades trazendo bons resultados

Os dados relacionados à saúde mental no Brasil são alarmantes. Hoje, estima-se que mais de 23 milhões de brasileiros possuem algum tipo de transtorno mental. O país também é o mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Foi diante desse cenário que nasceu a plataforma Clube Jabuticabeiras, em Criciúma, no Sul catarinense.

Fundada pela psicóloga Rosane Glislere, com mais de sete anos de experiência na área, a iniciativa une psicoeducação e tecnologia para viabilizar a promoção e prevenção da saúde mental em casos leves. A missão principal da ferramenta é democratizar o tema na sociedade e contribuir com a construção de cidadãos mais felizes e produtivos.

Com opções de planos tanto para empresas quanto órgãos públicos, a plataforma possui trilhas de conhecimento com vídeos sobre emoções, liderança, constelação familiar, ansiedade, entre outros assuntos, além de podnovelas, monitorias, indicador de desempenho e acesso a eventos on-line.

“Acreditamos que a saúde mental é o primeiro passo para todo o tipo de progresso e de relação bem-sucedida. Quando conseguimos trabalhar com a prevenção nessa área, desenvolvemos o autoconhecimento, entendemos muitos conflitos e aprendemos a resolver essas problemáticas. Dessa forma, conseguimos ter uma sociedade mais saudável psiquicamente para viver, se relacionar e trabalhar de forma melhor”, comenta a diretora-fundadora do Clube Jabuticabeiras, Rosane Glislere.

Plataforma premiada

Pelo seu caráter inovador e de impacto social, a ferramenta foi contemplada neste ano com R$ 25 mil, por meio do programa Inova Criciúma, desenvolvido pela prefeitura da cidade. A proposta da premiação era beneficiar projetos que contribuíssem para o desenvolvimento local, indústria, comércio e administração pública. O Clube Jabuticabeiras ficou em segundo lugar, em meio a centenas de inscrições e de dez ideias selecionadas.

Democratizar a saúde mental

Inicialmente, o Clube Jabuticabeiras era tratado como Instituto Jabuticabeiras e voltado para atendimentos de pessoas físicas na área de psicoterapia, coaching e constelação familiar, mas, em 2020, passou a estruturar uma plataforma para cumprir uma nova missão: a de democratizar a saúde mental no Brasil.

“Bem no início da pandemia, vi uma crescente gigante nos casos relacionados à questão emocional, um sofrimento psíquico muito grande. Nesse momento, eu percebi que precisava criar outros tipos de serviços para levar às pessoas saúde mental, além do consultório. Foi onde fundei o Clube Jabuticabeiras para democratizar de fato a saúde mental, levando-a para as empresas e prefeituras”, explica Rosane.

O Clube Jabuticabeiras funciona como a porta de entrada para a retomada da saúde mental tanto no ambiente de trabalho quanto nas cidades. A ferramenta, quando implantada pelas prefeituras, também permite desafogar os tratamentos feitos de forma individual pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar a capacidade no atendimento de pessoas com demandas leves. Outra vantagem é a sua atuação voltada para prevenção, o que resulta em uma diminuição dos gastos públicos futuros com medicações e internações, por exemplo.

Quem está por trás da plataforma

A ideia inovadora de criar o Clube Jabuticabeiras foi da psicóloga Rosane. Ela já se dedica há mais de sete anos ao campo do desenvolvimento pessoal e profissional, com atendimentos clínicos de psicoterapia, coaching e constelação familiar.

Em 2020, Rosane decidiu se aventurar na área do empreendedorismo e criou o clube para apoiar as empresas e órgãos públicos que queiram contribuir com a construção de cidadãos mais felizes e produtivos, a partir da promoção e prevenção de saúde mental.

A diretora também possui especialização em Psicologia Positiva, e Constelação Empresarial pela Hellinger Schule Brasil, além de pós-graduação em Gestão Empresarial, Coach pela SBC e Constelação Familiar pela Hellinger. Rosane participou, inclusive, de diversos seminários com os precursores das constelações familiares no Brasil e na Alemanha.