Geral

Parque Astronômico fomenta o turismo, a cultura e o estudo da ciência em Criciúma; inauguração será no dia 6 de janeiro de 2023

Com pouco mais de uma semana para a sua inauguração no dia 6 de janeiro de 2023, o novo ponto turístico da região, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc2, promete fomentar o turismo, a educação e a cultura no município. O parque depois da sua construção incentivará a observação das estrelas, o estudo dos astros e das áreas que compõem a Astronomia, com a finalidade de despertar a curiosidade a respeito do universo na cidade de Criciúma. A inauguração do espaço fará parte das celebrações do aniversário da cidade, em uma programação que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“Proporcionar a qualidade de vida para todos que residem na cidade de Criciúma é a nossa principal prioridade. Desse modo, com a presença desses espaços turísticos, Criciúma vem ganhando referência entre os demais municípios do estado e de todo Brasil. Assim, não apenas se mostrando uma cidade atrativa para se morar, mas também para se visitar e conhecer”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o diretor de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, o Parque Astronômico será um equipamento que somará para o município, sendo um ponto novo sem locais similares no estado de Santa Catarina. Além disso, devido aos equipamentos que constituirão o local, ele contribuirá tanto para o turismo quanto para o incentivo à cultura dentro das práticas educacionais.

“A gente espera receber visitantes de escolas de municípios vizinhos e escolas e universidades de fora do estado para fazerem os seus estudos e observações. Mas, ele mostrará importância também para o visitante que está na cidade, porque terá esse ponto turístico como opção para visitar e conhecer”, pondera.

Pontos turísticos na região

Alguns dos outros equipamentos que fortalecem o turismo no município de Criciúma são: a Mina de Visitação Octávio Fontana, Museu Augusto Casagrande, Casa do Agente Ferroviário, Centro Cultural Jorge Zanatta, os três parques da cidade – Parque das Nações Cincinato Naspolini, Parque dos Imigrantes e Parque Municipal Prefeito Altair Guidi – e entre outros locais que visam manter vivas as memórias de Criciúma, oferecendo seus serviços e histórias aos visitantes que passam pela cidade.

Conforme Ismail, Criciúma precisa ter a presença desses pontos turísticos, principalmente, para fomentar o seu desenvolvimento. “Os nossos pontos turísticos que ganham referência entre os visitantes são a Mina de Visitação e os três parques da cidade, cada um com a sua peculiaridade. O Parque das Nações Cincinato Naspolini com a locomotiva, o Parque Prefeito Altair Guidi com a presença do Skate Park e o Parque dos Imigrantes com a Atafona. Todos contribuindo para atrair o público oferecendo lazer e diversão”, reforça.

Planos futuros de incentivo ao turismo

O diretor de turismo também frisa que, para 2023, o município tem novos planos para fortalecer e incentivar, ainda mais, a prática do turismo na região. “Além do Parque Astronômico no próximo ano, o município receberá também outro ponto turístico, o Mirante Realdo Santos Guglielmi que contará com uma vista de 360 graus da nossa cidade. Ainda, temos planos e objetivos também de ampliar o nosso principal equipamento turístico na cidade: a Mina de Visitação Octávio Fontana”, destaca.

Ainda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o município de Criciúma também está desenvolvendo o Plano Municipal de Turismo. O plano é um documento que contém as execuções para o turismo no município. Após finalizado, o plano passará pela Câmara de Vereadores e virará lei. O documento permite que Criciúma possa participar de ações do Ministério do Turismo.

“Este plano passará a ser o documento oficial do turismo em nosso município. Como resultado, contará como uma conquista e uma forma de nortear nossas atividades turísticas. Sendo assim, por meio dele, saberemos o que precisamos fazer para melhorar e explorar, desenvolvendo o turismo e deixando Criciúma mais atrativa para todos que vierem morar e visitá-la”, estabelece o diretor de Turismo da FCC, Ismail Ahmad Ismail.