Política

Lei e indicações são aprovados em sessão no Legislativo de Treviso

O presidente da Casa, Zander Losso (MDB), propôs a indicação 004/2023, para que fosse providenciado, a manutenção da rede fluvial que se encontra obstruída na Rua Joaquim Losso, em frente a academia ao ar livre, na Praça da Amizade e próximo a Pizzaria Trevisani (apenas referência), no centro do município. Segundo o vereador, a indicação já passou diversas vezes no legislativo. “Nós precisamos de celeridade em certos pontos, ali é um ponto crucial, tem um comércio, e chega respingar água dentro do estabelecimento. Nós pedimos encarecidamente que indicações dos vereadores sejam vistas com mais atenção, afinal, são nove vereadores andando pelo município, a população tem sua demanda e nos pedem, e precisamos atendê-los”, explica o parlamentar, que também solicitou a indicação 005/2023, que pede placas de sinalização de trânsito na Rua Hugo Pessi.

Sobre o mesmo assunto, o edil Nelson Levati (PP), levou em questão precisar reforçar pedidos colocados em pautas e não foram atendidos. “A gente trás os problemas mínimos que é a população que pede a essa casa aqui e não são resolvidos, não sei o que precisa ser feito, se não consegue arrumar um bueiro entupido, o que será deste município com as grandes obras que estão por vir, como a nossa praça que está aqui parada há mais de um ano. Não se joga a indicação no canto pra não dar valor, tem que valorizar é o povo que está pedindo, nós trazemos os problemas pra cá e não somos atendidos. Quem sabe o prefeito ouvindo esse tipo de indignação aqui dessa Casa, que faça esse trabalho”, ressaltou.

A Emenda Supressiva e Modificativa Nº 001/2023, ao Projeto de Lei Complementar do Executivo Nº 001/2023, que suprimi e altera parte do artigo do Projeto de Lei Complementar do Executivo Nº 001/2023, que “Cria cargos de provimento em Comissão na Lei Complementar Nº 1053/2022, foi aprovado pelos parlamentares, porém com ressalvas. No entanto, a supressão passa a criar cargo de Auxiliar de Direção com três vagas do Projeto de Lei Complementar Nº 001/2023. Já a modificação passa a criação de 02 vagas para Diretor de Centro de Educação Infantil, com carga horária de 40 horas. O vereador Luciano Miotelli (MDB), explicou que a emenda supressiva se deu por conta de uma reunião dos vereadores na última segunda-feira (06), através da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. “O município vem ao longo dos últimos anos, a um bom tempo e qualquer cidadão pode acompanhar isso, através do Portal da Transparência, muito próximo do limite constitucional de 52% da folha de pagamento. Com este projeto, no meu entendimento, nós poderemos utilizar servidores efetivos, quem sabe auxiliares administrativos para desempenhar essa função. Por isso, sou contrário à criação de três vagas, também em virtude do gasto excessivo com folha de pagamento, e é preciso enxugar ao máximo, valorizar o servidor efetivo e aplicar em benfeitorias para que o município se desenvolva, criar novas fontes de emprego e renda. Estamos propondo esta emenda supressiva, e o projeto mantém as duas vagas de diretor, porque também é justo que haja escola e um diretor. O município possui três escolas e apenas um diretor, e aqui está se criando duas vagas de diretores, e com isso eu concordo, acho plausível”, destacou.

O parlamentar do PSDB, Rodrigo Fenili, disse que não seria a favor da criação das vagas, mas que iria junto aos nobres colegas com a decisão. “Eu acho que é desnecessário, ninguém está desamparado porque existe um assessor educacional nas escolas. Eu vou acompanhar a decisão sobre as duas vagas, mas não seria correto, conversei com a minha bancada do PSDB, e neste momento vou fazer a aprovação. Quero deixar minha ressalva que não se faz necessário, pra quem quer fazer reforma administrativa, enxugar máquina pública não precisaria criar esses cargos”, frisou.

O Projeto de Lei Complementar 002/2023, institui o novo Plano Diretor Participativo de Treviso, foi aprovado por unanimidade e parabenizado pelo Legislativo. “Em momentos que são passíveis de cobrança, a gente faz, mas, em momentos que precisa elogiar e parabenizar também faremos. Quero deixar meus parabéns ao Executivo pela condução, principalmente ao grupo gestor, onde tive a oportunidade de estar em algumas reuniões para tratar exclusivamente do novo Plano Diretor, passo a passo de como foi conduzido e com muita transparência buscando o entendimento e o melhor para Treviso. Destacar também a importância do novo Plano, que vem a possibilitar o futuro do município de uma forma mais eficiente, uma expansão do seu crescimento, traçando para o futuro uma condição correta, reforçar que ele precisa ser revisto a cada 5 anos. O que tínhamos estava muito defasado, ele nunca foi revisto desde a sua criação em 2013, estava engessando as oportunidades de crescimento e expansão da cidade, que se leve a sério e se faça as devidas revisões conforme manda a legislação federal para que a gente não coloque um freio na cidade que precisa muito. Parabéns a todos os envolvidos”, saudou o vereador Miotelli.

As sessões ordinárias do Legislativo de Treviso acontecem todas às terças-feiras às 19 horas e podem ser acompanhadas pela página do facebook.