Geral

Acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc participam de atividade no Cristo Redentor; diversos serviços foram prestados

Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é palavra de ordem na Unesc. Pensando nisso, na manhã desta terça-feira (18/07), acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Psicologia e Odontologia estiveram no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, para uma série de atividades com a comunidade assistida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local. O objetivo das ações foi promover a saúde e fornecer orientações importantes para os moradores.

Os acadêmicos de Odontologia ofereceram orientações e dicas para uma boa higiene bucal. “Essa ação é muito importante para levar mais conhecimento para a população. Muitos têm dúvidas da correta escovação e esta se torna uma oportunidade essencial para levar informação”, disse a acadêmica da 9ª fase, Juliane Flores. Além disso, foram distribuídos kits contendo escova dental, creme dental e fio dental como parte da ação.

Os estudantes de Biomedicina realizaram exames para identificação do tipo sanguíneo. Já os acadêmicos de Psicologia ofereceram orientações sobre saúde mental, abordando temas como ansiedade e autocuidado emocional. Panfletos também foram entregues aos moradores.

Conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a participação dos acadêmicos em atividades práticas como essas é fundamental para complementar o aprendizado teórico, desenvolver habilidades profissionais e promover uma atuação mais qualificada e consciente dos futuros profissionais.

“É uma alegria contribuir com uma ação que valoriza o lazer, a cultura a cidadania. Parcerias como esta são sempre uma honra participar, uma oportunidade de cumprir com a nossa missão institucional, e transformar realidades. Gratidão ao Cras e a todos os envolvidos”, comentou Fernanda.

Além disso, segundo Fernanda, a atividade também proporcionou um momento de integração entre os estudantes e a comunidade, fortalecendo ainda mais a relação entre a Universidade e o bairro.

A atividade contou com a participação de diversas entidades, incluindo a Prefeitura de Criciúma, a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a Abadeus, entre outras. Além disso, foram oferecidas brincadeiras, corte de cabelo, maquiagem e distribuição de lanches aos moradores.