Geral

Humanização é diferencial ao atendimento de crianças no HSJosé

Um carinho especial antes de realizar um procedimento cirúrgico ou uma iniciativa que traga conforto, segurança e tranquilidade para um momento mais difícil. O atendimento às crianças que precisam utilizar o Hospital São José de Criciúma é repleto de momentos de ternura e de leveza, mesmo que o momento inspire cuidados e traga preocupação aos familiares.

O HSJosé se preocupa em trabalhar a humanização em todos os setores e, com as crianças, este valor ganha um toque a mais do lúdico, das brincadeiras e das cores.

“Hoje, todas as crianças e familiares internados tem acompanhamento pela psicologia do hospital. Via pronto atendimento, temos algumas ações como soros de super-heróis, onde são colocados como poção mágica, além dos adesivos no acesso periférico. Recentemente compramos também cavalinhos para as crianças conseguirem se distrair no momento que estão fragilizadas. Já para as crianças que vão ao centro cirúrgico, temos as capas dos super-herois”, explica a gerente de enfermagem do HSJosé, Thamilis Peruchi Csunderlick.

A sala das crianças, na área de pronto atendimento é colorida com imagens ilustrativas que auxiliam a amenizar a dor das crianças. “Entregamos um certificado de coragem às crianças que deixaram fazer os procedimentos, mostrando o quanto elas estão sendo fortes e corajosas”, comenta Thamilis.

Os setores onde a maioria das iniciativas são realizadas são o pronto atendimento, Unidade Menino Deus, centro cirúrgico, pediatria e oncologia pediátrica. Na área de oncologia pediátrica também são desenvolvidas diversas ações para celebrar datas especiais, aniversários, entre outros momentos de celebração.

“Após todas estas ações serem realizadas, vimos que as crianças ficam muito mais à vontade com a equipe, reduzimos o medo e o estresse dentro do hospital. Claro que vão sentir a dor, porém ela é amenizada com muito carinho e cuidado com cada criança. A equipe também se sente feliz por poder dar mais conforto às crianças”, garante a gerente.

De acordo com a psicóloga do HSJosé, Amanda dos Santos de Souza, a humanização dos cuidados, aproximando de forma lúdica o paciente da equipe, promove uma melhor aderência do paciente ao tratamento. “Mostra a saúde como algo importante, algo divertido e principalmente algo necessário auxilia a criança a construir uma boa relação com a equipe e com os cuidados com o próprio corpo desde cedo. Buscar mostrar o ambiente hospitalar como acolhedor, a equipe como amiga e os procedimentos como brincadeira faz com que a criança fique confiante e os pais tranquilos. Pais seguros refletem em crianças encorajadas e ambos refletem em tratamentos e procedimentos menos traumáticos”, aponta a psicóloga.