Geral

Prefeitos da AMESC realizam última assembleia ordinária de 2023

Os prefeitos analisaram positivamente o ano de 2023 na última assembleia ordinária do ano. Sempre unidos entorno de pautas coletivas e com a união para definição das metas, os gestores municipais apostam no fortalecimento da associação por meio de gestores comprometidos pelas demandas que atendam a toda a população do extremo sul catarinense.

Na assembleia de quarta-feira (13), os prefeitos receberam os gestores de um plano de atendimento em saúde online para analisar o funcionamento em telemedicina.

A acessibilidade, os custos e horários foram debatidos como uma possibilidade de ampliar o quadro médico, diminuir os custos públicos, reduzir as faltas nas consultas e ainda ampliar atendimento aos munícipes que estão fora de domicílio como os motoristas profissionais.

Prefeitos da AMESC realizam última assembleia de 2023 1
A equipe da UDESC ainda apresentou o Núcleo Extensionista Rondon. O Núcleo Rondon da UDESC – NER/UDESC desde 2010 possibilita o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do estado de Santa Catarina, bem como, do país, na busca do desenvolvimento regional e nacional. Busca-se assim a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, primando pela qualidade, considerando o impacto das ações de Extensão no âmbito da UDESC, reforçando a missão da Universidade diante a realidade social. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social.

A AMESC ainda deverá organizar uma capacitação coletiva aos conselhos tutelares que passam a atuar com os novos eleitos em 2024.

Durante a reunião dos gestores houve um segundo momento com audiência do CIS AMESC (Consórcio Intermunicipal de Saúde). O administrador do CIS AMESC, Marcos Leandro Gomes, apresentou a prestação de contas. O presidente do CIS AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg da Rosa, agradeceu o apoio de todos os prefeitos e lembrou que a palavra é equilíbrio e destacou a organização que houve nas contas, porque foram quitados cerca de R$ 5 milhões em três anos e já está próximo de sanar as dívidas.