No dia 21 de junho começa a estação mais fria do ano: o inverno, condição que se estende até 22 de setembro. Para 2024, os catarinenses podem esperar uma estação com poucos períodos de chuva entre junho e julho, e temperaturas acima da média para a época em função das mudanças climáticas.
Em anos de La Niña, como ocorre em 2024, é comum que a partir do mês de junho faça mais frio. Porém, o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, acredita que o inverno seguirá o padrão dos últimos anos, em que se observa cada vez menos a presença de frio.
— Não significa que vai ser quente, não. Por exemplo, digamos que a média seja de 15°C graus e fique acima da média, marcando 16°C. Nessa temperatura continua sendo frio. Então, o fato de ser acima não quer dizer que seja quente — explica o meteorologista.
Com relação a neve, o meteorologista explica que a tendência é que ocorram de um a três episódios de neve, mas relembra que isso não é uma regra. Isto porque, com invernos menos rigorosos, estes episódios ficam cada vez menos frequentes. Foi o caso do último ano, em que Santa Catarina não registrou dias de neve.
Ainda de acordo com a Epagri, neste ano o frio chega atrasado, aparecendo de forma mais intensa a partir de julho. Os veranicos, com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), devem ser mais frequentes em maio e junho. Outra caraterística da estação serão os nevoeiros, que impedem a queda mais acentuada da temperatura no período noturno.