Geral

Universidade Gratuita: transformando vidas e realizando sonhos

O Programa Universidade Gratuita (UG) acaba de anunciar mudanças para 2025, visando ampliar o alcance e a eficiência da iniciativa. Em 2024, o programa beneficiou 41.727 estudantes no estado de Santa Catarina, com um investimento anual de quase R$ 507 milhões. Desde o início do projeto, a Unesc já foi responsável por mudar a vida de cerca de 4,5 mil acadêmicos, como Evelin De Noni, de 20 anos, e Maria Luiza Del Prato Hoffmann, de 22 anos, que relatam como o Programa tem sido essencial nas jornadas acadêmicas e pessoais.

Evelin está cursando a quarta fase de Engenharia Mecânica na Unesc. Graças ao UG, ela conseguiu se dedicar mais intensamente aos estudos. “Ingressei na Universidade por conta do Programa. Sem ele, acredito que ainda estaria analisando possibilidades de ingresso e demoraria mais para começar e, logo, para me formar, pois teria que reduzir matérias por semestre. Para mim, isso significa a realização de um sonho”, contou Evelin.

Com planos de realizar uma pós-graduação, ela se sente motivada a continuar a trajetória na Universidade. “Me apaixonei pela Universidade e pretendo permanecer nela após me formar. Esse Programa tornou possível alcançar sonhos que antes pareciam distantes”, declarou a estudante, destacando como a iniciativa estadual foi fundamental para que pudesse se dedicar aos estudos e vislumbrar um futuro promissor.

A estudante da 9ª fase do curso de Medicina, Maria Luiza destaca como o UG tem sido essencial para transformar os sonhos em realidade. “O Programa permitiu que eu continuasse meus estudos em um momento em que nossas condições financeiras já não eram suficientes para sustentar esse sonho”, relatou a estudante, emocionada com a oportunidade recebida.

Maria Luiza compartilhou suas metas futuras, reforçando o impacto que o UG tem em sua jornada. “Quando concluir meu curso, pretendo trabalhar muito para conquistar minha independência financeira. Quero também proporcionar uma vida melhor para minha família e usar minha profissão para ajudar muitas pessoas,” afirmou.

Ela também deixou um conselho para aqueles que desejam ingressar na Universidade. “Nunca desistam, por mais difícil que o caminho pareça sempre há boas pessoas e oportunidades que tornam o percurso mais fácil. Sem o Programa Universidade Gratuita, eu provavelmente não estaria mais cursando. A criação dele foi fundamental para que eu pudesse continuar buscando meu futuro profissional”, concluiu a estudante de Medicina.

Para a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, o Programa Universidade Gratuita é um marco no cenário da educação superior em Santa Catarina. “O Programa garante a permanência de nossos estudantes na graduação e também abre portas para que novos acadêmicos iniciem as trajetórias a cada semestre. É gratificante ver um projeto que, a cada etapa, se torna mais robusto e alinhado às necessidades reais dos nossos estudantes. Estamos confiantes de que esse amadurecimento contínuo trará ainda mais segurança e oportunidades aos acadêmicos”, destacou Luciane.