A Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), por meio do projeto ‘EcoÓleo’, distribuirá cerca de 300 barras de sabão ecológico. A entrega aos moradores do município será realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na Praça da Igreja Matriz, no Centro.
O sabão foi produzido pela Famsid, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Foram utilizados 30 litros de óleo de cozinha usado na produção de 300 barras de sabão ecológico, com cerca de 50 gramas cada unidade.
Segundo a presidente da Famsid, Franciele Candido de Oliveira, o projeto ‘EcoÓleo’ tem como objetivo arrecadar o óleo de cozinha usado e evitar que o resíduo seja descartado indevidamente em ralos de pias ou em locais inadequados. “O destino incorreto do óleo pode contaminar rios, córregos e o solo. Além de entupir tubulações, dificultar o tratamento da água e provocar um sério dano ao meio ambiente. Neste momento de pandemia, o sabão também é um importante aliado para a higienização”, ressalta Franciele.
Nos últimos três meses, foram coletados 1.100 litros de óleo usado. O resíduo arrecadado foi vendido a uma empresa, que envia para uma usina de biodiesel, e o valor é destinado para a Campanha de Arrecadação de Material Escolar da Famsid, para os alunos de Siderópolis. Parte do recurso também é destinado para o Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), para a compra de ração. O Iddasi é parceiro da Famsid na coleta de óleo usado.
Confira abaixo os pontos de arrecadação de óleo usado:
Famsid;
Ávila Restaurante e Eventos;
Padaria Casa do Pão;
Casa Verde;
Restaurante Gran Belluno;
Padaria Confraria do Pão;
Jijo Restaurante;
MM Rosso;
Paróquia Nossa Senhora Aparecida;
Restaurante Romagna;
Padaria Via Del Pane;
Padaria da Vó Laura;
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.