Geral

SC tem documento para liberar uso de máscaras ao ar livre

Santa Catarina está com o documento pronto para liberar o uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, segundo o governador Carlos Moisés. Em passagem por Jaraguá do Sul, ele detalhou o que falta para dar o próximo passo na flexibilização das regras contra o coronavírus.

– Dependemos de uma revogação de uma medida do presidente da República, de uma lei nacional que vige em todo o território nacional e obriga o uso de máscaras em todos os locais e espaços públicos – explicou.

Segundo Moisés, a norma federal precisa ser revogada pelo Congresso Nacional ou pelo presidente Jair Bolsonaro para que o Estado possa efetivar a liberação das máscaras ao ar livre.

Caso a lei permaneça em vigor, a alternativa do governador será discutir o assunto com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberação colegiada, com a participação dos municípios.

Moisés já havia adiantado que o uso de máscaras poderia deixar de ser obrigatório ao ar livre quando Santa Catarina atingisse 65% do público geral com o ciclo de vacinação completo. Segundo ele, o Estado já superou a meta.

– Por isso, a norma está pronta. Se dependesse disso, já superamos a marca. Temos mais de 90% dos catarinenses com a primeira dose e mais de 70% com a segunda dose – detalhou.

De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, atualizado nesta quarta-feira (17), a primeira dose foi aplicada em 92,5% da população vacinável e 78,1% da população geral. Ao mesmo tempo, 76% da população vacinável e 64,2% da população geral está com o ciclo de vacinação completo.