O escritor e historiador Benício Marcos Spillere lançou na última semana, o livro “Mães de Caravaggio”, durante um evento para convidados, no Doce de Irmãs.
“Mães de Caravaggio” é o quarto livro publicado pelo neoveneziano que tem um forte trabalho em resgatar a cultura e a história da cidade com obras como: “Aqui se Fala Assim”, nos volumes I e II, publicados gradativamente, divulgando a cultura de forma humorística e trazendo uma linguagem única da cidade. Outra obra importante produzida pelo autor é a história do patriarca da Metalurgia em Caravaggio, Dovílio Spillere.
“O meu propósito de vida é resgatar e deixar registrada a história de Caravaggio. Um trabalho que já executo há três décadas. O tempo, a maturidade e principalmente, os desafios que não foram poucos que a vida me apresentou, me trouxe para materializar um sonho que tive num passado recente. Um sonho, vindo do céu, para que fosse trazido à tona a história de 60 mães que nasceram ou viveram aqui com a benção das mãe das mães, Nossa Senhora de Caravaggio. O valor da participação de cada mãe na construção de nossa história foi tão precioso, quanto daquelas que elas tiveram lado a lado em suas vidas. As histórias de pessoas de uma comunidade são importantes e únicas, ainda mais quando são de mulheres mães, algumas delas não tendo recebido o devido reconhecimento que mereciam das narrativas oficiais. O livro apresenta 60 várias e lindas histórias de mães empreendedoras, poderosas, guerreiras e também, da vida exemplar e enriquecedora da comunidade de Caravaggio, com um texto evidenciando cada personagem, de forma simples e sucinta, mas de defesa de sua importância familiar e comunitária”.
O autor enaltece ainda que, mesmo conhecendo um pouco da história de Caravaggio, não esconde a surpresa e admiração pela força anônima e indômita com que se moviam as mães guerreiras. “Foram mulheres dotadas do mais profundo amor para com os seus, e é com entusiasmo que trago à tona a história de vida dessas admiráveis mães”, pontua.
Biografia
Benício Marcos Spillere é historiador e escritor, além de entusiasta pela cultura e história do Distrito de Caravaggio. Durante três décadas, desenvolveu o projeto “Flogletin Della Montagna”, jornal mensal que edita e distribui à comunidade. O Flogletin se transformou em editoria no ano de 2021. Pelo trabalho prestado em perpetuar a cultura e suas origens, já recebeu três homenagens da Câmara de Vereadores de Nova Veneza e também da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo proposição do deputado Marcos Vieira. Benício é filho de Jerônimo Spillere e Aurora Milanez Spillere e bisneto de imigrantes italiano. É casado com Patrícia Greice Aparecida Spillere e tem dois filhos: Caetano, 13 anos e Antônia, 2 anos.
Livro
O livro pode ser adquirido no valor de R$ 70 reais pelo WhatsApp (48) 98876-9494 ou presencialmente durante as festividades da 72ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, nos dias 26,27 e 28 de maio, o Fogletin Della Montagna estará com tenda em frente ao café.