Geral

Colégio de Siderópolis realiza aula inaugural de programa especial

O Colegio de Educação para Jovens e Adultos (CEM), de Siderópolis, realizou, na noite de quinta-feira, dia 10, a aula inaugural do Programa Defesa Civil na Escola, realizado no Ginásio da Escola Jorge Bif, na Vila São Jorge. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, integra o processo de curricularização das atividades escolares e propõe uma nova abordagem pedagógica voltada para a consciência climática, a percepção de riscos e o fortalecimento da resiliência nas comunidades.

A cerimônia de abertura contou com a presença da comunidade escolar e convidados que acompanharam a palestra do ex-coordenador regional da Defesa Civil e professor Rosinei da Silveira. O tema abordado foi “Justiça Climática e Participação Social – Uma Ação Escolar em Proteção e Defesa Civil”. Conforme o professor, o tema é uma realidade a ser pensada por todos os atores sociais. Afinal as mudanças no clima estão impondo novos comportamentos e adaptações.

Na sua fala, ele defendeu que essa justiça não pode ser tratada apenas como conceito abstrato, mas sim como uma necessidade concreta diante da proximidade do que define como o “ponto de não retorno da Terra”. “Os conceitos de Proteção e Defesa Civil são essenciais para completar uma educação integral aos cidadãos e cidadãs”, destaca o professor, que é Embaixador do Programa Defesa Civil na Escola.

Conforme a diretora Graziela Espindola Manenti, pela primeira vez o programa inclui a Educação de Jovens e Adultos. “A comunidade escolar está bastante entusiasmada para aprofundar seus conhecimentos sobre a conscientização e a importância da prevenção e do planejamento familiar em situações de emergência, com o objetivo de promover uma sociedade mais preparada e consciente”, comenta.

Sobre o Programa

O objetivo é promover a conexão entre estudantes, professores, comunidade escolar e os saberes científicos e filosóficos por meio de uma abordagem curricular. As atividades previstas no projeto têm o lema “Em defesa do cidadão – preparando um futuro melhor”, buscam contribuir com a educação e a comunicação de riscos e desastres, a partir de práticas pedagógicas interativas e integrativas.

A proposta segue as diretrizes da Defesa Civil de Santa Catarina, incorporando temas como autoproteção, cidadania, redução de vulnerabilidades e segurança global ao conteúdo escolar. O programa quer formar uma nova ética planetária, voltada à adaptação climática e à construção de comunidades mais resilientes, com participação ativa, da ludicidade, da criatividade e da inovação no ambiente educacional.

O programa ainda será estendido para os alunos da turma do 7º ano da Escola Jorge Bif.