Geral

Os benefícios da Malva para população de Siderópolis

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Secretaria de Saúde, em parceria com a Unesc e a comunidade em geral, irão realizar na próxima quarta-feira, 25, às 14 horas, no Sindicato dos Mineiros, no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, o encontro do projeto “Quinta do chá”, onde a planta estudada será a Malva. O encontro é aberto para toda comunidade que tem interesse de compartilhar saberes e experiências sobre plantas medicinais.

Sobre a Malva

A planta recebe os nomes populares de: malva, malva-alta, malva-de-botica, malva-grande, malva-maior, malva-rosa, malva-selvagem, malva-silvestre.

Sobre o clima, prefere temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas, sem excessos, apresenta uma certa tolerância às estiagens e a geada é altamente prejudicial. Sobre o solo prefere os areno-silicosos, sem acidez, ricos em matéria orgânica, profundos, aerados e bem drenados.

“Existem inúmeras propriedades da planta que podemos estudar e saber, para isso esperamos todos para mais esse encontro de troca de saberes e conhecimento”, disse o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

Espécies já estudadas

Outras espécies já foram estudadas no encontro, como a Cúrcuma, o Guaco e a Camomila. “É de extrema importância realizar a conscientização sobre o uso adequado das plantas medicinais. Desde o primeiro encontro recebemos a população para compartilhar conosco seus saberes e também levar para casa mais conhecimento”, comentou o responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Remor.