Geral

Caravaggio nos preparativos para a festa da padroeira

 

No último domingo do mês de maio (dia 27) acontece, em Caravaggio, Nova Veneza a grandiosa Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. É uma grande demonstração de fé do povo. Durante todo o dia os devotos de Maria, dirigem-se ao santuário, a pé ou motorizados, vindos dos mais diversos lugares e nos mais diversos horários. Todos com uma certeza no coração: serão acolhidos e abençoados pela Mãe.

Um momento forte, que faz o coração dos devotos de Maria se alegrar e se encher de fé, é a procissão motorizada, que acontece todos os anos, no dia da Festa e Romaria, sempre no último domingo do mês de maio. A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, no alto de um veículo, cercada de anjos, que cantam e a cobrem de flores, acompanhada por grande número de carros, sai de cidades vizinhas e sobe a colina de Caravaggio. Por onde ela passa, o povo a saúde de suas casas, nas ruas ou acompanhando a procissão. E a Mãe, com certeza, se alegra, se compadece, olha, acolhe e atende a todos, com amor maternal.

A chegada ao santuário também é marcada por uma grande demonstração de fé. Os devotos de Maria a saúdam cantando, rezando, agitando bandeiras, acompanhando-a e participando da celebração da Santa Missa.

E para o evento continuar sendo sucesso, a comissão organizadora já está em plena atividade. Para o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, padre Valdemar Carminatti, a expectativa para a festa é sempre boa. “Trata-se de uma festa que tem uma tradição de sucesso, a maior festa religiosa do sul do estado. Está incluída no calendário estadual. Depois o que nos dá garantia que dará tudo certo é o empenho da comunidade na preparação”, destaca o padre.

Neste ano, na parte cultural do evento destaque para o sábado, com a apresentação da cantora Marília Dutra, que abre o show do padre Ezequiel Dal Pozzo. Já na parte estrutural neste ano terá m um único galpão para melhor acomodar os visitantes da festa.