Geral

Siderópolis recebe primeiro workshop de tilápia gourmet

Na tarde de hoje, dia 15, a cidade de Siderópolis recebeu o primeiro workshop de tilápia gourmet ministrado pelo chef Fabricio Zanatta de Florianópolis. 

Na ocasião os donos dos restaurantes de Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Orleans, Içara, Urussanga e Forquilhinha puderam aprender cinco pratos preparados à base de tilápia.

O encontro iniciou ás 15 horas com a apresentação do chefe e dos convidados, logo em seguida iniciou-se a capacitação aos presentes que contou com a presença do Prefeito Hélio Cesa, o Alemão, do vice Xande Feltrin. e autoridades do município.

“Esta capacitação é de suma importância no município, pois é nela que proprietários de restaurantes poderão aprender diferentes tipos de pratos com a tilápia que atualmente é bastante forte na cidade”, comentou o Prefeito.

TILÁPIA, O PEIXE QUE DOMINOU O BRASIL

A tilápia encontra-se na lista das espécies de peixes de água doce mais criados e comercializados no Brasil. De acordo com o site saúde.abril a produção saltou 223% entre 2005 e 2015, totalizando mais de 219 mil toneladas anuais.

Em Siderópolis não é diferente, a tilápia tem ganhado o paladar da população, principalmente dos produtores Raul Viola e Roberto Viola que trabalham diretamente com o produto. “Essa atividade tem um potencial de grande valia para o município tanto para quem quer iniciar a criação da tilápia quanto para preparação de novos pratos para os restaurantes”.

ELEMENTO INTEGRADOR

Para o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Volnei Meller, a tilápia é um elemento integrador entre restaurantes, turismo e a agro indústria. “Não basta só produzir o peixe, deve-se prepará-lo com qualidade, com carinho e dedicação”, comentou.