Geral

Bebê morre dias após receber transplante de coração

A história de Henrique comoveu os catarinenses, que esperava há mais de seis meses por um doador compatível. O menino conseguiu receber o transplante no dia do aniversário de um ano, em uma cirurgia realizada no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre. Desde então, permanecia em recuperação no local acompanhado da família, que mudou de Joinville para cuidar do menino na capital gaúcha.

A luta de Henrique por um transplante começou quando ele ainda tinha apenas cinco meses, depois de apresentar sintomas de uma gripe forte e receber o diagnóstico de bronquiolite. À época o quadro se agravou e um exame mostrou haver algo errado com o coração: é possível que uma infecção viral tenha causado a dilatação do coração, que cresceu e perdeu a função. O novo diagnóstico foi de miocardiopatia dilatada, o chamado “coração grande”.

O bebê conseguiu encontrar um doador mesmo dependendo de uma soma de fatores como compatibilidade para doação, tamanho adequado (de no máximo três vezes o peso dele), nunca ter sofrido uma parada cardíaca e estar próximo geograficamente. Porém, poucos dias depois do transplante o pequeno não resistiu.

O sepultamento será na manhã de segunda-feira, às 9h30, no Cemitério São Sebastião, em Santa Catarina.