Política

Força-tarefa para zerar fila na saúde de Criciúma

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esteve reunido na segunda-feira (21), no Paço Municipal Marcos Rovaris, com vereadores do município para debater sobre as filas de espera na saúde. No encontro, foi apresentado um relatório elaborado pela Secretaria de Saúde sobre a análise das demandas versus ofertas de consultas, exames e procedimentos em Criciúma.

Atualmente, a Secretaria de Saúde faz a regulação de 44 agendamentos de consultas exclusivas do município. Dessas, 30 agendas conseguem ter acesso em até 2 meses, representando 68%. Apenas 14 estão com tempo de espera acima de 2 meses, representando 32%. Já para os exames, 36 tipos têm espera em torno de 2 meses, quase 60% dos casos.

Para fechar o ciclo do atendimento – consulta, exame, procedimento cirúrgico – e, consequentemente, diminuir as filas, o município conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelos procedimentos.

A reunião entre Poder Executivo e Poder Legislativo definiu que a força-tarefa formada entre Administração Municipal e Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, irá intensificar a cobrança junto ao Estado para a realização de procedimentos.

“O encaminhamento será através da marcação de uma audiência na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para que possamos desafogar o centro cirúrgico, reduzindo o número de cirurgias. O prefeito nos garantiu recursos para todos os exames que automaticamente diminuem as consultas, então, saímos com uma impressão muito boa dessa reunião e acreditamos que vamos caminhar para uma solução o mais rápido possível”, adiantou o presidente da Câmara de Vereadores, Julio Colombo.

O prefeito Clésio Salvaro solicitou que divergências e siglas partidárias fossem deixadas de lado, e que a união das forças prevalecesse para solucionar o problema. “Este é um momento em que precisamos nos unir para buscar uma solução o mais rápido possível. Não tem como não ficar indignado com essa situação. A interrupção no andamento dos atendimentos de saúde desrespeita o cidadão, gera desperdício de dinheiro, faz o paciente pular de uma fila para outra e aumenta o tempo de espera”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.