Economia

Crise dos combustíveis coloca em debate uso de carros elétricos  

A paralisação dos caminhoneiros pelo Brasil afetou o fornecimento de gasolina e diesel nos postos de combustíveis. Uma série de serviços foram afetados no país, o que coloca o debate sobre mobilidade sustentável novamente no cenário brasileiro. Veículos movidos à energia são alternativas ecológicas e tecnológicas para um futuro nem tão distante. Desde o ano passado, a Satc conta com um carro elétrico, o Inowattis.

De acordo com o diretor-executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, o carro elétrico é uma alternativa que ainda não é totalmente viável, porém é alternativa para substituir a combustão. “Hoje, com a eletricidade, você tem uma base muito maior e mais segura, já que a produção é feita por aqui, independe de preços importados”, destacou.

A mobilidade sustentável urbana por meio de veículos elétricos requer investimento e maior incentivo fiscal do governo. “Apesar de hoje em dia termos um custo alto, isso deve mudar. Assim como o celular, os preços vão baixando com a evolução da tecnologia, com o carro elétrico vai acontecer também”, explicou o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME), André Abelardo Tavares.

Economia e meio ambiente

Falando-se em números, um veículo elétrico como o Inowattis pode garantir uma economia muito maior do que os atuais carros à combustão. Para se ter uma ideia é possível andar 100 quilômetros com R$ 4,00

A preservação da natureza e a diminuição dos gases poluentes como o CO² são as vantagens propostas por um veículo elétrico. “As emissões com um carro à combustão são bem grandes e prejudiciais, principalmente nos grandes centros. Se substituíssemos toda a frota por carros elétricos com certeza a qualidade do ar seria melhor”, lembrou Tavares.

Para a Satc, veículos movidos à eletricidade são uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem. A instituição incentiva os alunos a conhecerem na prática o que se vem estudando na teoria. “A Satc está trabalhando no sentido de dar o melhor da educação disponível e com uma visão de futuro para todos seus alunos. a mobilidade elétrica é algo irreversível, realmente o planeta vai cada vez mais avançar e, para tanto, se precisa de mão de obra não só para o Brasil, como para o exterior”, ressalta Zancan.

Visita à Tesla

Na última semana, diretores da Satc visitaram a Tesla, maior fabricante de carros elétricos do mundo, em Nevada, na Califórnia. O objetivo foi conhecer ainda mais a produção desses veículos. “Nós vimos várias tecnologias e a Satc vem com uma ideia esse ano de converter um segundo carro, mas agora com eixo traseiro para elétrico. É conversão do carro, para uma tração traseira”, destaca o diretor-executivo.