Geral

Os temas mais importantes sobre Biodiversidade e Meio Ambiente são desenvolvidos durante trabalho na Fundave em Nova Veneza

Biodiversidade e Meio Ambiente foram os temas trabalhados nos últimos dois meses com atividades desenvolvidas com os alunos da rede municipal através da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave). Os técnicos da fundação programaram ações para marcar o Dia da Biodiversidade comemorado em 22 de maio e a Semana do Meio Ambiente realizada de 1º a 5 de junho. 
Os biólogos Rafael Spilere Romagna, João Paulo Gava Just e os coordenadores do Instituo Felinos do Aguaí Michele Ribeiro Luiz e o fotógrafo Júnior Santos que desenvolvem há anos pesquisas sobre a fauna e flora de Nova Veneza e região foram parceiros das atividades.
Em três etapas, os alunos das escolas municipais Caravaggio, Bairro Bortolotto e Líbero Ugioni participaram das ações. Na primeira etapa,  o biólogo João Gava Just e o fotógrafo Júnior Santos visitaram as escolas para explicar as regras aos alunos e ensinar técnicas de fotografia para poderem participar do concurso fotográfico. Os estudantes utilizaram as câmeras de smartphones para fotografar temas como flores, paisagens, árvores, animais e rios. Ao final do concurso, foi selecionada a escola Líbero Ugioni, unidade escolar onde os alunos produziram as melhores fotografias e participaram no último dia 22 de junho, de uma trilha na reserva particular São Francisco. Na oportunidade, os estudantes foram acompanhamentos dos biólogos Rafael e Michele, para conhecer as curiosidades e a importância da natureza e a preservação ambiental.
 
Biodiversidade 
A segunda etapa, referente ao Dia da Biodiversidade, foi realizada uma palestra do biólogo Rafael Romagna que abordou o tema apresentado exemplos do nosso município. O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a participação de cerca de 120 alunos e professores. Ainda na programação foram anunciados os vencedores do concurso fotográfico da escola Municipal Libero Ugioni. 
 
Seminário e concurso fotográfico 
 
Já o encerramento da  IV Semana do Meio Ambiente, foi promovido o I Seminário sobre fiscalização ambiental da AMREC, organizado pelo colegiado da entidade, com a presença de representantes da Polícia  Militar Ambiental de Santa Catarina, Instituto do Meio Ambiente – IMA e Ministério Público Federal que apresentaram suas instituições, forma de trabalho, desde o procedimento de denúncias ambientais, atos fiscalizatórios, legislação aplicada na fiscalização ambiental, processos administrativos, civis e criminais. O encontro contou fundações da Amrec, Amurel e Amesc que promoveram um debate, onde os técnicos puderam tiraram suas dívidas sobre os temas e fazer uma troca de conhecimento entre profissionais e entidades que trabalham na fiscalização ambiental tal, buscando uniformizar o conhecimento entre fundações, polícia ambiental e ministério público. Ainda na programação, a premiação do IV Concurso de Fotografia e Meio Ambiente de 2018. Os vencedores do concurso foram: José Luiz Ronconi, em primeiro lugar, Jacson Mondardo Velho ficou em segundo e Carlos da Rocha, em terceiro.