Geral

Acic abre núcleo setorial na área de transporte e logística

“Estávamos trabalhando desde o início do ano para abrir o núcleo porque há uma necessidade de qualificar, fortalecer e inovar o nosso setor. Também queremos trazer todas as empresas deste segmento, que inclui não só o modal de transporte rodoviário, mas todos os demais, esquecendo a concorrência”, coloca o coordenador do núcleo, Hugo Nascimento. Conforme o vice-coordenador, o segmento sofre com a falta de mão de obra qualificada. “Unidos em um núcleo podemos promover treinamentos para o crescimento de todos”, reforça.

Programa Empreender

Os núcleos setoriais seguem a metodologia do Programa Empreender, lançado em Santa Catarina pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Sebrae, reunindo empresários em grupos de trabalho, com o objetivo de quebrar o isolamento da micro e pequena empresa e ainda promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio por meio de iniciativas empreendedoras.

Atualmente a Acic possui 18 núcleos setoriais envolvendo os setores de móveis, gráficas, base tecnológica, automecânicos, mecânica pesada, moda, motomecânicos, farmácias, recursos humanos, tecnologia da informação, corretores de seguros, gastronomia, negócios, marketing, gestão e qualidade, saúde e segurança do trabalho, incluindo ainda a Associação de Jovens Empreendedores e o Núcleo da Mulher Empresária.

“A intenção desse trabalho é propiciar a troca de experiências e de informações entre os participantes, promover o aperfeiçoamento dos profissionais e discussões sobre os segmentos. Os empresários pertencentes aos núcleos setoriais recebem assessoria técnica, consultoria, palestras, formação profissional e todo tipo de orientação”, complementa o coordenador dos núcleos setoriais da Acic, João José Camargo.