Política

Animais de rua voltam a pauta da Câmara em Criciúma

O vereador Ademir Honorato (MDB) lembrou a construção do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, da quantidade de animais pela cidade, além da importância da castração. Lembrou também da verificação dum projeto que possa ser discutido nessa linha.

A vereadora Angela Mello (MDB) lembrou que o MP deu todo investimento para que houvesse toda a estrutura no CCZ, e uma das dificuldades era de quem era a obrigação. Em um dos bairros da cidade são 11 cachorros abandonados. “É importante termos o controle, conversar com ONGs e discutirmos a questão do CCZ”, disse.

“Esse assunto foi discutido no Conselho de Segurança, no bairro Montevidéo, no mês passado. Lá tem muitos cachorros e muitos são abandonados por lá. Precisamos de atenção especial”, enfatizou o vereador Paulo Ferrarezi (MDB).

“No ano passado nos reunimos com varias ONgs, junto a secretaria de saúde, vigilância sanitária a respeito desses animais, cães e gatos e foi feito levantamento de custo e chegou a conclusão que teria que ser terceirizado, pois seria colocar chip nos animais e também fazer a castração”, lembrou o vereador pastor Jair Alexandre (PSC).

Segundo a Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.