Política

Projeto vai alterar horário das sessões do Legislativo

Pesquisa realizada pelo IPC (Instituto de Pesquisa Catarinense), em julho, em que foram entrevistadas 625 pessoas, 53,8% mostrou-se indiferentes e 14,7% favoráveis, somando-se, porquanto, 68,5%. Já por meio de enquete realizada no site camaracriciuma.sc.gov.br, obteve-se 426 votos a favor, correspondendo a 70,28% dos internautas.

Conforme o presidente Julio Colombo (PSB), a economia está proporcionada pelo menor uso de energia elétrica, diminuição de hora extra com funcionários concursados, designados para atuarem nas sessões, entre outras economias diretas e indiretas. E mais: o novo horário oferece maior apoio técnico-operacional, uma vez que a realização das sessões irá coincidir com o horário de expediente do Legislativo, além de dinamizar as sessões.

Colombo esclarece que não haverá qualquer prejuízo à população, pois os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pessoalmente por qualquer munícipe, mas também são transmitidos ao vivo pelo facebook.com/camaracriciuma e, ainda, permanecem à disposição da população no endereço eletrônico da Câmara Municipal de Criciúma, e podem ser consultados a qualquer dia e a qualquer hora. Assim, o cidadão pode ficar mais ciente das demandas, destinação de recursos, debates e discussões de projetos de lei, propostos pelos vereadores, para o interesse da população criciumense.

Quanto aos horários das sessões solenes, especiais, itinerantes e das audiências públicas, os quais não se encontram previstos regimentalmente, determinou-se para às 19h, visando assim, melhor adequação aos trabalhos deste Poder Legislativo.

Outras Câmaras de Vereadores do Estado já realizam as sessões ordinárias entre 16 e 17h, como Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, Chapecó e Florianópolis. Blumenau é às 15h.