Geral

Santuário celebra dez anos de história com Festa da Misericórdia

No segundo Domingo da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II que, a partir da experiência mística de Santa Faustina Kowalska, tem como objetivo homenagear o Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Para celebrar a data, o Santuário diocesano dedicado ao Coração de Jesus, em Içara, promoveu uma intensa programação religiosa de oito dias.

O ápice da festa religiosa acontece neste domingo, dia 7. Logo pela manhã, uma multidão foi acolhida no santuário diocesano, o segundo maior de Santa Catarina. Com a presença do Bispo Dom Jacinto Inacio Flach, e do reitor, Padre Antônio Vander, os fiéis acompanharam a abertura da Igreja da Misericórdia e do Memorial dos Padres Falecidos da Diocese de Criciúma.

Em seguida, o Bispo da Diocese de Criciúma presidiu a Santa Missa, que contou com a presença do governador Jorginho Mello e outras autoridades políticas e civis. “Esse santuário foi construído com esse objetivo: lembrar o povo que Deus nos ama. Deus nos ama e nós temos que colocar nossos dons, talentos e habilidades a serviço do bem. A sua presença aqui hoje nos traz muita alegria, pra mim é uma alegria, pro povo de Deus, e também pra Ele”, disse Dom Jacinto em sua homilia.

Dez anos de história

Reitor do santuário desde a sua instalação, Padre Antônio Vander destacou a primeira década de história do complexo religioso. “Tudo foi feito com a participação do povo santo de Deus, há dez anos erguemos uma cruz de eucalipto neste solo, símbolo que nos lembra a redenção, a salvação e de que devemos assumir a nossa cruz”, disse o sacerdote lembrando o início das obras.

Amor que envolve

O Evangelho de hoje nos diz que Tomé não estava com os outros Apóstolos quando Jesus lhes apareceu pela primeira vez no dia da sua ressurreição. Quando regressa, não acredita no testemunho alegre daqueles que lá estiveram: Na incredulidade de São Tomé, que quer ver as feridas do Senhor, está a história de todo fiel. “Há momentos difíceis, nos quais a vida parece desmentir a fé, nos quais entramos em crise e precisamos tocar e ver. Mas, como Tomé, é precisamente aqui que descobrimos o coração do Senhor, a sua misericórdia”, destacou o Papa Francisco por ocasião da Festa da Misericórdia.