Política

Maria Luiza Lessa Matos é homenageada no Legislativo

Maria Luiza Lessa Matos (in memoriam) foi a homenageada na sessão desta segunda-feira (3/9), no Legislativo. A Moção, de autoria do vereador Julio Colombo (PSB), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A homenageada que nasceu em Araranguá, em 17 de maio de 1940, tornou-se uma referência pela capacidade de liderança, na busca de recursos e parcerias, com a Cruz Vermelha, Câmara de Deputados, Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Ministério Público, Unesc, organizações não governamentais, empresas privadas, voluntários e com toda a sociedade. Familiares, amigos, integrantes da Associação Vida Ativa São José, Cruz Vermelha, além do promotor de Justiça Titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma – Área da Família, Alex Sandro Teixeira da Cruz, participaram da homenagem.

“Ela deixou um legado, o do amor, o do voluntariado, e de trazer esperança para as pessoas que por uma razão ou outra estão desanimadas na vida, naquele momento”, disse o vereador, autor da homenagem, lembrando que a cidade terá uma rua com o nome da Maria Luiza. Os vereadores Juarez de Jesus (PSD), Angela Mello (MDB), também falaram da trajetória e do legado que deixou.

“Isso nos deixa muito emocionado. Isso, de certa forma, ameniza um pouco a dor, a falta que ela nos faz. Esse reconhecimento para nós é muito importante. Dá-nos um orgulho muito grande. Foram momentos difíceis que passamos, mas ela nunca deixou abalar, se abater. Isso nos fortalece para seguir em frente”, disse o filho, Fabio Lessa.

“Tenho maior orgulho de ser sobrinho. Ela protegia toda a família, era o centro de toda a nossa família. Todos somos muitos gratos. Ela não desistia. Ficaria a noite toda falando dela. Era apoio, conselheira, vocês estão homenageando uma grande mulher, tia, pessoa, cidadã. Isso simboliza a gratidão e reconhecimento por tudo o que ela fez pela cidade”, comentou o jornalista Adelor Lessa.

“Eu a conheci há alguns anos, já como presidente da Associação Vida Ativa e tive simpatia muito grande. Era pessoa guerreira, corajosa, alegre e destemida. Sempre pensando nas demais pessoas”, enalteceu o promotor Alex Sandro, que trouxe ao Legislativo a intenção em homenageá-la.

Ela veio para Criciúma em 1960, já casada com Adão Matos, com quem teve quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos. Sempre trabalhou como costureira e dona de casa. Aos 33 anos ficou paraplégica devido a uma cirurgia de urgência para retirada de um tumor na medula. Adaptou-se à nova realidade e, apesar de suas limitações, continuou trabalhando como costureira e cuidando da educação de seus filhos.

Nunca se deixou abalar. Muito pelo contrário, encontrou forças, virou o jogo. Considerada uma pessoa de alto astral, sempre prestativa, conselheira e amiga de todos, em 2006 recebeu o convite para participar da Associação Vida Ativa São José, sendo eleita presidente da entidade. Em dois mandatos, se destacou pelo trabalho de ajuda, readaptação e inclusão dos cadeirantes na sociedade.

Dentre suas conquistas estão: local para a sede da instituição junto à Cruz Vermelha, inauguração da sala de Fisioterapia, veículo próprio para transporte dos cadeirantes, fisioterapeuta todos os dias da semana, convênio com Unesc e estudantes de fisioterapia, verbas estaduais e municipais para manutenções e aquisições de equipamentos, encaminhamentos ao Hospital Sarah Kubitschek em Brasília/DF, visitas e apoio aos lesados medulares e suas famílias e comemorações festivas com objetivo de integração e inclusão, tornando a Associação Vida Ativa São José referência e modelo para toda região.