Geral

Nova Veneza colorida em alusão ao Outubro Rosa e Primavera

Com o objetivo de chamar a atenção das mulheres neovenezianas quanto à importância da prevenção do câncer de mama, o prédio da Prefeitura de Nova Veneza e a figueira da Praça Humberto Bortoluzzi, além de outros pontos receberam uma cor diferente neste mês. A cor rosa é a predominante em alusão ao Movimento do Outubro Rosa. Em paralelo, um dos principais pontos turísticos a praça Humberto Bortoluzzi também conta com flores grandes alusivas a Primavera e ao tema da campanha.
Durante o mês, as unidades de saúde estarão com os serviços estendidos até às 21h para a coleta de preventivo e preenchimento de mamografia. Palestras sobre o tema “Luta contra o câncer de mama e colo de útero” serão realizadas nas comunidades e nos clubes de mães. Um Dia D, está programado para o dia 19 de outubro, a partir das 14h30, na praça central, onde serão realizados vários serviços de bem-estar e saúde. Entre eles, orientações técnicas de nutrição, fisioterapia, testes rápidos de sífilis, beleza e uma aula especial de zumba, entre outros.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Maristela Vitali Cúnico, a campanha será reforçada com ações da Secretaria de Saúde para orientar a população e prevenir sobre o câncer de mama. “Queremos cada vez mais conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Além dessa ação simbólica iluminando de rosa a cidade, teremos atividades na rede municipal para conscientização e prevenção. A iluminação é uma forma de mostrar que abraçamos a causa”, comenta.
“Nova Veneza sai mais uma vez na frente com a entrada da Primavera. A administração municipal vem trabalhando para realizar os quatro eventos anuais que são Festa da Gastronomia, Páscoa, Primavera e Natal Luz para atrair os neovenezianos e visitantes. A importância da união das secretarias de cultura, esporte e turismo e saúde possibilitou com a decoração da Primavera dar um toque a mais no Outubro Rosa. Saímos do tradicional para que a mulher desperte para a prevenção e associe a cor rosa das flores a prevenção ao câncer de mama”, afirmou a secretária de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.
Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.